Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 28 de julho de 2012

Eleições em Patos ainda indefinida

A pesquisa Ipespe de intenção de voto para a Prefeitura de Patos apresenta a candidata Francisca Motta (PMDB) com índices favoráveis em todos os cenários da consulta, em comparação a Dinaldinho (DEM) e Silvano Morais (PSOL), no entanto, a peemedebista não alcançou um índice que assegure sua vitória. 

Nossa análise mostra que a tendência das eleições municipais ainda não pode ser projetada com segurança e cinco cenários da pesquisa quantitativa fundamentam essa conclusão.

O primeiro e mais consistente dos cenários se extrai dos percentuais dos votos assegurados (consulta espontânea) por Francisca Motta e Dinaldinho, respectivamente 35% e 22%. A diferença de 13% entre os dois principais adversários na disputa de Patos, se comparada com os 35% de indecisos, mostra que há espaço para o candidato democrata crescer.

O segundo cenário é o resultado da votação estimulada de 50% e 33%, respectivamente para Chica Motta e Dinaldinho. Os percentuais da votação estimulada são mais voláteis, podendo ser alterados durante o desenrolar de uma campanha.

Em relação ao terceiro cenário, identificamos que o candidato Dinaldinho detém um índice de rejeição de 31% contra apenas 18% da candidata Chica Motta, mas há uma certa “igualdade de forças” entre os dois postulantes. Como a rejeição do democrata é de 31% e , portanto, inferior à votação espontânea e garantida da peemedebista (35%), ratifica-se que há espaço para Dinaldinho evoluir positivamente entre os eleitores indecisos.

O quarto cenário brota do sentimento interiorizado no inconsciente coletivo da população de que 50% acham que Chica Motta ganhará as eleições, contra 27% que acreditam na vitória de Dinaldinho. O Ipespe registra, no entanto, que 23% não souberam responder quem iria ganhar as eleições em Patos, o que fundamenta nossa análise sobre uma certa indefinição quanto ao resultado final do pleito.

O quinto cenário trata da avaliação da administração municipal.

Há 52% da população que considera a atual gestão da cidade como “ótima” e “boa”, contra 13% que avaliam como “ruim” e “péssima”. O curioso é que 85% dos eleitores que se declararam satisfeitos com a qualidade de vida em Patos não vinculam diretamente essa satisfação com a administração municipal.

Com base nas análises que processamos, nossa opinião é que a candidata Chica Motta apresenta uma possibilidade eleitoral mais consistente que seu principal adversário, Dinaldinho, mas a eleição ainda não está definida. Quanto ao candidato Silvano Morais, não emergiram referências que possibilitassem uma avaliação qualitativa do mesmo.

Prof. Luiz Ernani Torres
Sociólogo e analista político (Jornal da Paraíba online)

Nenhum comentário:

Arquivo do blog