Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Maternidade Peregrino Filho faz campanha de doação de leite durante a XXI Semana de Aleitamento Materno

 

A Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, celebra com vasta programação de 1 a 3 de agosto a XXI Semana Mundial de Aleitamento Materno, com o tema “Compreendendo o passado – planejando o futuro”. O evento, realização do Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Saúde e Maternidade Peregrino Filho, do Instituto Social Fibra, sob coordenação do Banco de Leite terá como parceira a Secretaria Municipal de Saúde. 

A programação será distribuída em três locais. No dia primeiro (quarta-feira) haverá a inauguração da Sala de Porcionamento do Leite Humano, na Maternidade, às 9h. Participam da solenidade diretores hospitalares, secretários estadual e municipal de saúde, gerente da 6ª Regional de Saúde, diretores do Instituto Fibra e mães doadoras do Banco de Leite Drª Vilani Kherle. Após a inauguração será servido um coffee break.

No dia 2 (quinta-feira) a programação invade o centro da cidade, Praça Getúlio Vargas, nos períodos da manhã e tarde com distribuição de material informativo enfocando a importância do aleitamento materno e a doação do excedente lácteo para o banco de leite, alimento de sua importância para o desenvolvimento saudável daqueles bebês cujas mães não têm condições de oferecer o peito. Haverá também a parte cultural, com apresentação de forró pé-de-serra e do Grupo de Pernas de pau, do Projovem Adolescente do Colégio Monte Castelo, da cidade de Patos.

A sexta-feira 3 no auditório da 6ª Gerência de Saúde, a partir das 8h, acontecem duas palestras: “Aspectos afetivos e emocionais do aleitamento materno”, pela psicóloga Volffraniad de Sá e “Compreendendo o passado – planejando o futuro”, tendo como palestrante o enfermeiro Rogério Nunes Silva. Essas palestram serão oferecidas também no período da tarde, tendo como público alvo todos os funcionários da Maternidade. 

Joana Sabino, coordenadora do Banco de Leite Humano da Peregrino Filho, explicou que a Sala de Porcionamento terá uma equipe, devidamente capacitada com treinamento de 80 horas, fazendo o trabalho com as mães dentro da Maternidade, oferecendo toda a assistência  à mãe iniciante, orientando e auxiliando, fazendo também a busca ativa para doadoras ao Banco de Leite, sendo este o objetivo principal deste setor, centro da campanha. 

“Hoje o estoque do Banco de Leite atende a demanda, mas com a abertura neste mês de agosto da UTI neonatal será preciso um volume muito maior e quanto mais leite tivermos estocado melhor para o desenvolvimento de nosso trabalho”, explicou Joana.

Na busca ativa, o contato com a mãe puérpera, logo após o parto, é feito agenda para coleta. Essa coleta na regional, no momento só acontece na cidade de Patos pela facilidade de transporte disponibilizado pela Peregrino Filho, além de Santa Luzia, onde o Governo do Estado inaugurou ano passado um posto de coleta. Quando a mãe se prontifica a ser doadora a equipe do Banco de leite vai até sua residência e oferece-lhe um treinamento sobre a forma correta da ordenha e como armazenar o leite, um processo que exige muita higiene. 

Três vezes por semana a equipe passa na residência para recolher o leite e entregar novos vidros para o armazenamento. Para ser doadora a mãe tem que ter saúde. Algumas patologias impedem esse ato. A triagem é feita a partir de exames ou pelo cartão do pré-natal. O Banco de Leite da Maternidade Dr. Peregrino Filho conta com cerca de 24 doadoras, de Patos e Santa Luzia. “Nosso objetivo é conscientizar às mães que têm leite sobrando para que façam essa doação”, acrescentou a coordenadora do Banco de Leite Vilani Kherle.



Nenhum comentário:

Arquivo do blog