Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Primeira etapa da campanha contra aftosa é lançada em Patos

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), lança nesta quarta-feira (02), a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa 2012, que vai até 31 de maio. A meta é vacinar 100% do rebanho bovino paraibano. O lançamento da campanha na cidade de Patos aconteceu na Granja Kamakavy, nas proximidades do Rio Espinharas.
De acordo com o secretário de Agricultura de Patos, Sebastião dos Santos Lima, todo ano o município apóia a vacinação contra febre aftosa, sempre em parceria com o governo do estado e outros órgãos. “Essa força conjunta é responsável por implantar a campanha e também orientar o produtor no sentido de procurar adquirir as vacinas e imunizar seus rebanhos o mais rápido possível. Quero alertar principalmente as pessoas que abatem animais bovinos que atentem para a exigência da Guia de Trânsito Animal (GTA), ou seja, só podem entrar no Matadouro Público os animais que possuírem a GTA, emitida apenas mediante a vacinação”, explicou o secretário.
Guaray Martins, representante da Emater, disse que para o estado avançar em direção a zona livre de aftosa é fundamental que os produtores rurais se conscientizem da importância de vacinar os rebanhos. “Essa campanha beneficia sobretudo os produtores rurais, e para que a Paraíba consiga o índice de vacinação exigido pelo Ministério da Agricultura é necessário que todos procurem vacinar seus animais”, disse.
Segundo o diretor da Federação de Agricultura do Estado da Paraíba (FAEP), Mário Borba, a federação já acompanha esse processo de erradicação da febre aftosa desde o ano de 2001. “Já faz dez anos que tentamos tornar a Paraíba uma área livre da doença, mas só iremos conseguir se houver uma maior conscientização de produtores, prefeitos, governo, todos formando uma força tarefa capaz de mudar esse quadro”, afirmou.
Para o médico veterinário Aluísio Silva da Defesa Agropecuária em Patos, o alerta fica para que os produtores procurem os postos de revenda, se cadastrem e adquiram suas vacinas, além de efetivarem o registro na sede da Defesa Agropecuária.
A campanha contra febre aftosa na Paraíba segue o calendário instituído pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB), a Superintendência Federal de Agricultura na Paraíba (SFA/PB) e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

Também participam a FAEPA/SENAR-PB , Interpa, Emepa, Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado da Paraíba (Fetag), o Sindicato dos produtores Lácteos da Paraíba (Sindileite), prefeituras municipais, bancos do Brasil e Nordeste e o segmento produtivo paraibano. Outras informações podem ser obtidas na Gerência Executiva da Defesa Agropecuária da Paraíba ou através do telefone 0800-281-3031.
 
Hélio Barbosa

Nenhum comentário:

Arquivo do blog