Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Patos envia representantes para I Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente

A cidade de Patos estará sendo representada nestas quarta (23) e quinta-feira (24) no auditório do Unipê, em João Pessoa, na primeira Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente. O evento pretende reunir cerca de 300 participantes, entre representantes do Governo do Estado, trabalhadores, empregadores e sociedade civil.
Nos dias 5 e 6 de outubro do corrente ano, a cidade de Patos sediou uma das etapas regionais, onde foram escolhidos catorze delegados, sendo um dos empregadores, dois trabalhadores da economia solidaria, seis representantes de outros segmentos de trabalhadores e cinco representantes do governo.
De acordo com o secretário de Articulação Social de Patos, Taunaí Dantas, que estará participando da etapa estadual em João Pessoa, a etapa regional realizada em Patos, serviu para que fossem elencadas propostas de manutenção do sistema do salário mínimo e a sua valorização, prevenção e erradicação do trabalho infantil, parceria com empresas para qualificação dos trabalhadores/as, maior oportunidade para os jovens e primeiro emprego, políticas macro e microeconomicas de crédito, qualificação profissional, envolvimento das políticas públicas com mais empreendedorismo, ampliação do PAA, maior empregabilidade rural com sustentabilidade, fortalecimento dos atores tripartites e do diálogo social e empoderamento deste segmento, negociação coletiva, saúde e segurança do trabalhador e maior participação do ministério público estadual e federal.
A Conferência, promovida pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Humano (SEDH) e de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), vai debater políticas públicas de trabalho, emprego e proteção social, na perspectiva da construção e promoção da Política Nacional de Emprego e Trabalho Decente a partir das prioridades estabelecidas no Plano Nacional de Emprego e Trabalho Decente de 2010.

"Questões referentes ao trabalho infantil, trabalho doméstico, emprego formal e condições de trabalho nortearão os debates da conferência. Esperamos que estas ações e propostas possibilitem alterações nos indicadores sociais”, disse a secretária Aparecida Ramos, titular da SEDH.

Programação – A Conferência será dividida em quatro eixos temáticos sobre de Emprego e Trabalho Decente: indicadores, visão governamental, visão empresarial e visão do trabalhador.

Ao final do evento será elaborado um documento da Paraíba para a Conferência Nacional, marcada para maio de 2012, em Brasília. Representando o Estado, devem ser escolhidos até 30 delegados. As etapas regionais aconteceram em sete municípios: Patos, Campina Grande, Guarabira, João Pessoa, Monteiro, Itaporanga e Pombal.
 
Hélio Barbosa

Nenhum comentário:

Arquivo do blog