Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Cajazeiras participa da campanha Outubro Rosa


Marcos Eugênio

O movimento nacional de prevenção ao câncer de mama, denominado Outubro Rosa, está reunindo muita gente na cidade de Cajazeiras-PB. Prefeitura, Secretaria de Políticas Públicas para às Mulheres, Secretaria da Saúde e a Secretaria de Promoção Social, o Grupo Amig@s do Peito e o CDM-Márcia Barboza fazem da campanha “Câncer de Mama a Prevenção começa com a conscientização” um momento de muita reflexão e conscientização para o cuidar de si, com simples atitudes se evitar a doença que deverá ter este ano 50 mil novos casos no Brasil. 

Cajazeiras terá uma vasta programação para celebrar o Outubro Rosa. Durante todo este mês acontecerá divulgação na mídia conclamando a população a discutir o tema. No dia 14 profissionais da atenção básica participam de uma mesa-redonda na 9ª Gerência Regional de Saúde com o tema “prevenção de câncer de mama”, às 9h.

No dia 18 às 7h30 no paço da Prefeitura Municipal será lançada oficialmente a campanha, cm diversas atividades educativas, com a participação da equipe promotora e profissionais e estudantes da UFCG, Faculdade Santa Maria (FSM), Hospital regional e Secretaria Municipal de Saúde. Já às 19h, tendo como público alvo comunidade escolar e familiares, alunos e docentes da UFCG realizam rodas de conversas sobre saúde da mulher, enfocando a prevenção contra o câncer de mama, tendo como locais na Escola Municipal Cecília Meireles no Conjunto Populares e no Vitória Bezerra. 

Palestra no Presídio Feminino

Outubro Rosa vai até o Presídio Feminino no dia 19 às 8h da manhã levando às detentas muitas informações sobre prevenção de câncer de mama, pelo pessoal da Faculdade Santa Maria. No dia seguinte acontecem rodas de conversas enfocando o tema da campanha na comunidade Vila Nova. Encarregam-se dessa atividade o Grupo Amig@s do Peito e profissionais da FSM. No dia seguinte, às 19h no auditório da 9ª Gerência de Educação, técnicos do Hospital Regional e Sec. Estadual de Saúde trabalham a temática com profissionais da rede municipal e estadual de educação, para que se transformem em multiplicadores. No mesmo horário a saúde da mulher também estará sendo discutida na Creche Nossa Senhora dos Remédios, com a comunidade da área. Faculdade Santa Maria e Associação das ex-alunas Dorotéias serão facilitadoras desse encontro. 

Um culto ecumênico para celebração da vida está previsto para as 17h30 no Leblon (Cajazeiras), momento em que haverá a Dança da Ciranda Rosa, com participação de todas as equipes envolvidas, direcionado à comunidade em geral cajazeirense. No dia 22 acontece panfletagem na feira livre pela manhã e no dia 25, no período da tarde, um seminário sobre a construção da Rede de Proteção Municipal de Enfretamento à Violência a e Doméstica e Familiar, no Teatro Iracles Pires, coordenado pela Secretaria da Mulher e CRAM, direcionado às organizações governamentais e não governamentais.

Entidades Parcerias: UFCG- Faculdade Santa Maria, Hospital Regional de Cajazeiras, Clínica Santa Helena, CRAM-Centro de Referência de Atendimento à Mulher Suzane Alves, 9ª Gerência de Saúde, Grupo Maria Esperança, Sec. da Educação, 9ª Gerência da Educação, CMDM - Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Só Linhares, Conselho Tutelar.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog