Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Diagnosticada superbactéria em paciente de Patos


A Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Edson Ramalho foi interditada na manhã desta quinta-feira (9) e sete pacientes foram isolados, depois que a bactária KPC, a superbactéria, foi encontrada no local.

Uma paciente de Patos, de 72 anos, transferida do Hospital São Francisco, foi diagnosticada com a superbactéria. 

Ela foi instalada em um quarto com mais seis pacientes, que serão agora submetidos a exames para detectar se foram contaminados pela KPC.

A interdição foi realizada pela diretoria do hospital e recomendada pelo promotor de Justiça da Saúde, João Geraldo, que realizou pela manhã uma inspeção no Edson Ramalho.

Além da superbactária foram encontradas infiltrações, superlotação, pacientes em macas atendidos pelos corredores, entre outras irregularidades. 

“E ainda há quem diga que não existe caos na Saúde”, declarou o promotor.

O que diz a direção

O diretor do Edson Ramalho, Cel. Thaelmann reconhece as irregularidades existentes no hospital, mas acredita que é melhor manter o atendimento.
“É melhor atender os pacientes do que deixá-los na rua”, afirmou.

O que é?

A Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC),  é um mecanismo de resistência de bactérias a um grupo de antibióticos. Ao adquirir uma enzima, a bactéria se tornou resistente a um grupo de antibióticos, incluindo os mais potentes contra infecções.

Sintomas e Contagio

Os principais sintomas são pneumonia e infecção urinária. Ela atinge principalmente pessoas hospitalizadas com baixa imunidade, como pacientes de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A bactéria pode ser transmitida por meio do contato direto, como o toque, ou pelo uso de objetos. A lavagem das mãos é uma das formas de impedir a disseminação da bactéria nos hospitais.

Prevenção

Ao entrar no hospital, se acompanhante ou visitante de doentes, lave as mãos com água e sabão e, em seguida, passe álcool. Se tocar no paciente, repita imediatamente o procedimento. Evite contato físico com outros doentes e, se houver, não se esqueça de higienizar as mãos. Evite tocar em macas, mesas de cabeceira e equipamentos hospitalares. Havendo contato, lave as mãos antes de encostar de novo no doente.

Como Tratar?

Entre os remédios ineficazes estão as carbapenemas, uma das principais opções no combate aos organismos unicelulares. Remédios como as polimixinas e tigeciclinas ainda são eficientes contra esses organismos, mas são usados somente em casos de emergência como infecções hospitalares. Lembrando, que você deve procurar um médico antes de tomar qualquer medicamento.


Redação com Luciana Rodrigues e Pollyana Sorrentino(portalcorreio)


Nenhum comentário:

Arquivo do blog