Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Professores de Quixaba são qualificados no Pró-Letramento


A formação continuada dos professores de Quixaba ganhou mais uma importante ferramenta nesse processo de qualificação, o programa Pró-Letramento, desenvolvido pelo Ministério da Educação com universidades parceiras, estados e municípios, que se preocupam com o desenvolvimento da educação local. Nessa capacitação de 180h os professores das primeiras séries do ensino fundamental vão trabalhar a leitura, escrita e matemática.

Oficinas, seminários, avaliações fazem parte da didática desse curso que usa material impresso e vídeo. A formação docente terá importante reflexo diretamente na qualidade da educação oferecida no município, que vem ampliando os instrumentos de aprendizagem, não apenas de professores, mas do alunado. A inclusão digital, com a oferta de cursos básicos para a população é um bom exemplo, como também a oferta gratuita da internet em qualquer lugar da cidade, num processo de inclusão digital elogiado pela população.

O Pró-Letramento em Quixaba conta com a participação de 20 professores, dez por sala, além da presença de três professores da educação infantil. A coordenadora desse programa em Quixaba, Marineusa Gomes, explicou que ela e outra tutora, Silvaneide Pereira, participaram de uma capacitação em fevereiro deste ano em João Pessoa, com objetivo de conhecerem a didática do Pró-Letramento e assim poder repassar aos participantes do município. “É um curso de grande valia para a qualificação dos professores. Os maiores beneficiados são os alunos, que vão receber conhecimentos de maneira bem mais abrangente”, comentou Marineusa, coordenadora pedagógica. 

Em 2010 dois programas foram desenvolvidos com o alunado, o Acelera Brasil, pela Fundação Airton Senna, com aqueles que se encontravam fora de faixa de série e o Se Liga, destinado àqueles não alfabetizados. Já de 18 a 23 deste mês acontecerá no município a 1ª etapa da Provinha Brasil, para alunos do 2º ano (7 anos de idade). A segunda etapa será no final do ano letivo.

A Provinha avalia o nível de alfabetização das crianças matriculadas na rede de ensino e serve de parâmetros para os professores, que podem avaliar o desempenho de cada aluno durante o ano, suas habilidades de leitura.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog