Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Instituições fazem pacto contra hepatite em Teixeira


Sanitarista Marivalda Xavier
Diversas entidades públicas e civis, a exemplo da Emater, Cagepa, governo municipal, estadual, igrejas, rádio comunitária, sindicatos, escolas, assinaram um pacto para, juntas, desenvolverem ações educativas com a população do município de Teixeira, visando quebrar a cadeia de transmissão da hepatite viral, que causou um surto naquele município, tendo sido registrados até o presente 43 casos, dez deles confirmados em laboratórios e o restante para confirmação ou descarte.

Ontem (quarta-feira 06) uma equipe da Vigilância em Saúde, da Resposta Rápida, DST/Hepatite e da epidemiologia da 6ª Gerência Regional de Saúde, se reuniram com os profissionais de saúde do PSF de Teixeira e de três municípios fronteiriços, Cacimbas, Matureia e Desterro, além da sociedade organizada, momento em que apresentou a situação atual da hepatite em Teixeira.

Além da exposição do retrato do surto da doença, houve apresentação de relatório de análise das águas. Fora a água devidamente tratada e oferecida pela Cagepa, todas as outras apresentaram presença de coliformes fecais. A sanitarista e técnica da vigilância epidemiológica da 6ª Gerência de Saúde, Marivalda Xavier, explicou que a transmissão da hepatite acontece através das fezes e via oral, ou seja, a higienização pessoal é fundamental para preveni-la. “O hábito regular de lavagem das mãos é algo de grande importância para se evitar a doença”, explicou Marivalda.

Sobre a campanha preventiva em Teixeira afirmou que os meios de comunicação, a exemplo da rádio local, sites, têm enorme poder de convencimento, de colaboração na educação das pessoas, no tocante aos cuidados com a água consumida, com a higiene pessoal.

Nessa investigação que a Secretaria de Estado da Saúde vem realizando em torno do surto da hepatite no município de Teixeira, foi descoberto que o primeiro caso surgiu em maio do ano passado.

Na primeira semana do próximo mês acontecerá uma reunião em Teixeira, novamente com todas as entidades que estiveram presentes na de ontem, quando será feita avaliação das atividades desencadeadas por elas para quebrar a cadeia da transmissão do vírus. 

Ascom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog