Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 19 de abril de 2011

Internautas denunciam que Cagepa usa mesmo carro para limpeza de esgotos e caixas d’água


Leitores do pbnoticias.com denunciaram que a Cagepa vem utilizando o mesmo caminhão que é usado para limpeza de esgotos no trabalho de lavagem das caixas d’água que abastecem os bairros de Patos. São em torne de seis grandes reservatórios localizados em pontos estratégicos da cidade que recebem água da central de tratamento, por trás do manancial Jatobá.

Nossa reportagem foi até o local e presenciou realmente a lavagem do reservatório. Conversamos com um funcionário que confirmou que se trata realmente do mesmo caminhão, ou seja é usado para limpeza de esgotos e caixa d’água,com uma diferença, segundo ele. Este veículo (foto), chamado de “mijão”, não suga, apenas desentope sob alta pressão os esgotos, por isso não havendo possibilidade nenhuma de contaminação do tanque que está sendo usado para limpar as caixas d’água. 

Mesmo não recebendo água de esgotos para seu interior, segundo nossos leitores, a mangueira que tem contato com os esgotos podem contaminar a água das caixas, já que é a mesma. Procuramos o químico da Companhia de Água e Esgotos, Manoel Messias que explicou que nessa limpeza é usada uma mangueira especialmente para esse trabalho. Após a lavagem é feita análise da água. “Não existe qualquer risco de contaminação das águas. Há todo um cuidado para  evitar isso”, comentou Messias. 

A Cagepa vem realizando sistematicamente a limpeza de todos os reservatórios elevados que distribuem água para a população de Patos. Isso foi provocado pela série de queixas dos consumidores sobre a cor turva da água que recebem na torneira, que inclusive já mereceu destaque no pbnoticias. Uma comissão de vereadores visitou as instalações da central de tratamento e consegui que a Cagepa assumisse o compromisso pela limpeza das caixas, algo que está sendo realizado. 

O químico da Cagepa explicou que em parte a cor turva se deve aos resíduos que se acumulam nas caixas, mas na maioria das vezes é devido a crosta que se forma nas tubulações. Quando falta água e esta volta com grande pressão acaba dando coloração ao líquido, mas que, apesar da consistência da cor, os exames bacteriológicos confirmam ser de boa qualidade.  

Nenhum comentário:

Arquivo do blog