Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Maioria da população de 32% dos municípios brasileiros era pobre em 2003, segundo IBGE


Na região Nordeste, pobres eram maioria em 77% dos municípios. Menor porcentagem era registrada na região Sul, com 0,9% das cidades.


Aproximadamente um terço (32,6%) das cidades brasileiras tinham mais de 50% de sua população vivendo na pobreza em 2003, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo o IBGE, naquele ano, a maior porcentagem de cidades nessa condição se encontrava no Nordeste, com 77,1% dos muncípios, e a menor estava no Sul, com 0,9%. Na região Sudeste, 13,3% das cidades possuíam mais de 50% de sua população abaixo da linha da pobreza, enquanto na região Centro-Oeste esse índice era de 12,1%, e, no Norte, de 28,7%.
A maior parte das cidades (39,6%) onde a maioria da população era pobre em 2003 estava situada na faixa entre 20 mil a 50 mil habitantes, segundo o Instituto. Nenhum dos 13 municípios brasileiros com mais de 1 milhão de habitantes se enquadrava nessa situação.
Mapa da pobreza
O conjunto de dados divulgados pelo IBGE faz parte do "Mapa de Pobreza e Desigualdade", produzido em parceria com o Banco Mundial a partir dos dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2002-2003 e do Censo 2000.
O mapa está sendo lançado pelo Instituto no formato de DVD, com um sistema interativo de consulta a mapas digitais e dados numéricos referentes aos indicadores de pobreza e desigualdade do país. A ferramenta, permite localizar, em nível municipal, a incidência de pobreza, a distância média dos pobres em relação à linha de pobreza e os níveis de desigualdade da população.
G1
foto:Veja

Nenhum comentário:

Arquivo do blog