Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

domingo, 26 de outubro de 2008

"Doutor Sorriso" leva alegria aos hospitais de Patos


Uma ação humanitária, que prima pela solidariedade, onde a recompensa é um sorriso, a recuperação física e emocional de seu semelhante. Essas são particularidades do Doutor Sorriso, projeto implantado extra-oficialmente há três anos em Patos e oficialmente há um ano, que vem conseguindo excelentes resultados naquilo que se propõe. São, no universo da dor, no cenário dos hospitais de Patos, que 72 voluntários, estudantes, professores da FIP - Faculdades Integradas de Patos, se doam, num trabalho cuja terapêutica, o sorriso, contribui de forma significante para a humanização na saúde pública.
Voluntariado
O Garimpando Palavras foi à procura da coordenadora desse trabalho, que segue a metodologia empregada por inúmeras equipes espalhadas pelo Brasil. Diracy Vieira, jornalista e Mestre em Sociologia, reuniu um pequeno grupo que foi crescendo e hoje, com 72 terapeutas do riso, todos os dias, por escala, cada um aproveita momentos de folga, quando deveriam estar se divertindo, para fazer dos hospitais um ambiente alegre, onde é possível adicionar aos medicamentos um ingrediente de alto poder de cura, o sorriso. "Nossa meta é trabalhar desde o paciente, seu acompanhante, bem como os profissionais de saúde, fechando todo um círculo que envolve o doente", explica Diracy ao Garimpando.
Hospitais e abrigos de idosos
Esse trabalho voluntário não está restrito aos hospitais Infantil e Regional de Patos. Abrigos de idosos estão inseridos na rotina dos doutores sorriso. Seja pela manhã, tarde, todos os setores dessas unidades de saúde são visitados pelas equipes de branco. Outro objetivo na aplicação do Doutor Sorriso é justamente fazer com que os pacientes percam o medo pelo branco dos jalecos. Pintados, nariz de palhaço, perucas coloridas e muita animação, os corredores, enfermarias, apartamentos, enfim, todos os compartimentos dos hospitais ganharam a tonalidade da boa vontade, do prazer em fazer o bem sem olhar a quem, como diz o velho adágio popular.
fotos:garimpandopalavras

2 comentários:

Unknown disse...

Eu milagres, sou muito feliz por fazer parte desta família que somos nós dos doutores.

viviane disse...

ola meu nome e viviane estou cursando o 6 termo de enfermagem na unimar(marilia).E estamos em gestação... deste projeto tão iluminado que está para nascer aqui,que bom poder saber que a humanização é fator imprescindível na formação do profissional de saúde e da educação.Parabéns pela iniciativa e com certeza voces deram grande contribuição com este material aqueles que querem fazer e nao sabe por onde começar...UM ABRAÇO .

Arquivo do blog