Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Destino do SUS é discutido em Patos


Conselhos municipais de saúde da 3ª Macrorregião da Paraíba estiveram reunidos nesta quinta e sexta-feira na cidade de Patos, participando da 1ª Plenária Regional. O evento, realização dos conselhos Estadual e Nacional de Saúde, aconteceu no Patos Water Play, quando diversos temas foram discutidos, com grande enfoque nos destinos do SUS, aplicabilidade dos recursos e prioridades que levem a uma melhor qualidade dos serviços, desse que é considerado o maior plano de saúde do mundo.
O secretário de saúde de Patos, José Francisco de Sousa (Zeca), disse que essas plenárias são importante aprendizado para os secretários, como também para delegados e presidentes de conselheiros, também participantes do evento, pelas discussões em torno do papel de cada um dentro do Sistema Único de Saúde e elaboração de propostas para torná-lo mais acessível, para que a sociedade possa desfrutar de uma saúde pública mais eficaz.
Zeca comentou que já existe a garantia de todos os procedimentos dentro do elenco de ações do SUS, de baixa, média e alta complexidade e agora o grande desafio é facilitar a acessibilidade dos habitantes a esses procedimentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde. Como delegado do Conselho Municipal de Saúde e secretário da pasta, Zeca enfatizou que houve muitos avanços na saúde de Patos e enumerou ações como a ampliação do PSF de 25 para 34 equipes, com previsão de abertura de outras 12, além ampliação de especialidades do Centro de Saúde Frei Damião, de quatro para mais de vinte; implantação do Samu, Caps I e II, Farmácia Popular, CEO – Centro de Especialidades Odontológicas, dentre tantas outras, tendo como grande suporte a municipalização da saúde, próxima de ser concluída.
Questionado sobre os desafios da saúde em Patos para os próximos quatro anos da administração Nabor Wanderley, disse que é preciso manter o crescimento na oferta de serviços. Ele lembrou o déficit de saúde pública coerente de quase quinhentos anos, já que o SUS existe há apenas 20 anos e a luta será permanente para atrair mais recursos para Patos, tornar essa saúde mais coerente e atendendo as necessidades dos habitantes que dependem do Sistema Único de Saúde.
Joaquina de Araújo Amorim, coordenadora da Plenária Nacional dos Conselhos de Saúde da Paraíba, lembrou que esta foi a primeira plenária realizada no Estado e importante para capacitar os conselheiros para torná-los comprometidos com a política nacional de saúde, para o avanço de algumas questões cruciais para o Sistema Único de Saúde, não apenas na Paraíba, mas em toda a Nação.
As plenárias, as próximas regionais acontecerão dias 17 e 19 do próximo mês (novembro) em Campina Grande e em João Pessoa, 20 e 21, discutem propostas a serem trabalhadas no Fórum Nacional de Conselhos de Saúde, a ser realizado em Brasília de 26 a 28, também em novembro, quando serão discutidas as temáticas que estão afetando a saúde do brasileiro. Uma das atividades desse Fórum será a realização de um grande movimento no Congresso Nacional, com objetivo de pressionar os parlamentares a aprovarem a regulamentação da Emenda 29, na qual estão previstas, dentre outras, mais recursos para a saúde e maior autonomia dos Conselhos frente ao controle desses recursos.
Assessoria

Nenhum comentário:

Arquivo do blog