Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Excepcionais: Caminhada pela inclusão social


Está programada para às 8h da manhã desta quinta-feira uma caminhada pelo centro de Patos em celebração ao Dia do Excepcional, que tem sua data comemorada no 22 de agosto. A realização é da Escola Especial Irmã Benigna, mantida pelo Município, em parceria com a APAE – Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais.
Portando faixas lembrando a importância da inclusão dos portadores de necessidades especiais no seio social, a caminhada vai sair da Praça Edivaldo Mota, percorrerá a Av. Solon de Lucena e terá como ponto final o largo da Telemar, local em que os alunos vão trabalhar o tema inclusão social por meio de peças teatrais, bastante ensaiadas nos últimos dias.
A intenção é mostrar para a população em geral que o excepcional tem potencialidades, inclusive artísticas, bem como tentar por fim ao preconceito que ainda persiste na sociedade quando se trata desse público. “O convite foi estendido a todos os habitantes para que participem desse evento e conheçam um pouco da realidade dos excepcionais e sua capacidade de desenvolver atividades, a exemplo das artes cênicas, mesmo com todas suas limitações”, explicou Maria Aparecida Nóbrega de Medeiros, vice-diretora da Irmã Benigna.
Fundação
A Escola Especial Irmã Benigna foi fundada em Janeiro de 1990 para atender as pessoas com necessidades especiais. Hoje atende a 116 alunos de Patos e municípios vizinhos, nos turnos da manhã e tarde. São alunos com deficiência mental, auditiva e visual, além de física. A Secretaria Municipal de Educação mantém cursos de capacitação para professores da rede regular, com objetivo de facilitar a introdução dos especiais quando estes concluem o Fundamental I. “A inclusão na escola regular é hoje um dos maiores objetivos desse trabalho que desenvolvemos na Escola Especial com os excepcionais”, acrescentou Aparecida.
Assessoria

Nenhum comentário:

Arquivo do blog