Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Audiência Pública reúne autoridades eclesiais, políticas, militares e população na Câmara de Patos





Um espaço aberto para o diálogo e a discussão dos problemas sociais existentes na cidade de Patos, seja no âmbito da saúde, educação, meio ambiente, segurança, entre vários outros setores. Assim foi avaliado o momento vivido pela Câmara Municipal de Patos, durante Audiência Pública realizada na noite desta terça-feira, dia 25 de agosto.

Motivada por solicitação do Bispo da Diocese de Patos, Dom Eraldo Bispo da Silva, para que o mesmo pudesse apresentar a todos os presentes um relatório com os principais pontos observados durante Visitas Pastorais realizadas no mês de julho, as principais instituições públicas de Saúde, presídios masculino e feminino e o lixão de Patos, a Audiência reuniu diversas autoridades eclesiais, políticas, militares e representantes da imprensa e de vários segmentos da sociedade civil organizada, a exemplo de presidentes de associações de moradores, pastorais e a população em geral, que ouviram atentamente os relatos da autoridade maior da Igreja Católica na cidade.

Dom Eraldo disse em seu pronunciamento, que a intenção da Igreja não é a de que ela possa resolver os problemas, mas sim, de se colocar a disposição para abrir e manter esse diálogo, o qual tem o intuito maior de chamar atenção, não apenas das autoridades políticas, mas também de toda sociedade, para as mazelas existentes e as soluções que podem ser aplicadas.

“A Igreja está cada dia mais se concebendo como povo de Deus, então, sendo povo de Deus, é também sociedade. O cristão não está isento da responsabilidade de colaborar e a Igreja deve contribuir para o progresso dos povos; para o crescimento humano, social, espiritual e também político, pois a política é o canal pelo qual se chegam os benefícios para uma boa saúde e para uma boa segurança pública, portanto, a Igreja deve estar neste diálogo, deve estar nesta conversa, pois nós também podemos e devemos contribuir para o crescimento da sociedade”, ressaltou.

A vereadora Cláudia Leitão (PR), propositora da Audiência Pública, através de requerimento que teve como coautoras as vereadoras Nadir Rodrigues Guedes (PMDB), Lucinha Peixoto (PCdoB) e Isis Medeiros (PRTB), disse que o momento atendeu a todas as suas expectativas e aproveitou o espaço para lançar uma campanha em prol da construção do Galpão para Associação dos Catadores de Lixo de Patos.

“O ponto alto deste relato feito por Dom Eraldo durante a Audiência foi o momento em que ele falou sobre a questão do lixão, uma vez que não se concebe mais que seres humanos vivam e trabalhem da forma como aquelas 53 famílias que ali trabalham. Então, diante desta inquietação do apelo de dona Nilma, que é presidente da associação dos catadores, lançamos uma campanha para arrecadarmos tijolos e outros materiais para que possamos construir uma murada e um galpão para que esse trabalho possa melhorar”, explanou.

O representante da prefeita Francisca Motta, Jackson Lucena, também falou sobre o momento, do qual participou acompanhado dos secretários Everaldo Lima (Desenvolvimento Econômico e Habitação), Anderson Sóstenes (Saúde), Assunção Trindade (Infraestrutura), Adalmira Marques (Educação), Ana Lígia Peixoto (Meio Ambiente), Marcelo Lima (Juventude), Toinho Marques (Esportes), entre outros representantes das demais secretarias.

“Acima de tudo, é importante ressaltar que tivemos uma noite extremamente positiva. Viemos como meros expectadores, eu representando a prefeita e todo um corpo de secretários que podem, efetivamente, colocar em prática os anseios que foram levantados. Aqui, tivemos a oportunidade de ver aos olhos de quem representa a sociedade, no âmbito religioso, as nossas falhas, bem como os nossos acertos. Foi uma noite de festa, podemos dizer assim, porque no momento em que igreja, sociedade e poder público dão as mãos, temos certeza de que grandes resultados sairão”, enfatizou Jackson.

A presidente Nadir Rodrigues Guedes, além de avaliar positivamente a presente Audiência Pública, também falou a respeito dos próximos passos que a Câmara de Vereadores de Patos deverá seguir.

“Conforme nós acordamos com Dom Eraldo, esta Casa irá unir forças à comissão que já está formada e que o acompanhou durante estas visitas. Iremos avaliar alguns pontos, mediante a possibilidade de já terem sido resolvidos; rever alguns requerimentos que esta Casa Legislativa já apresentou; sentarmos com a prefeita Francisca Motta e vermos a possibilidade de resolvermos os que ainda não foram, pois sabemos da sua vontade em buscar soluções para os problemas do povo patoense”, adiantou a presidente.

Participaram da audiência a presidente da Mesa Diretora da Casa Juvenal Lúcio de Sousa, vereadora Nadir Rodrigues Guedes e os vereadores Ivanes Lacerda (PSDB), Isis Medeiros, Inácio de Gelo (DEM), Diogo Medeiros (PSB), Lucinha Peixoto, Cláudia Leitão, Maurício Alves (PMDB), Fernando Jucá (PT), Jefferson Melquíades (PMDB) e Toinho Nascimento (PV); o gerente da 6ª Regional de Saúde, Leudo Farias, dona Nilma Souza, presidente da Associação dos Catadores de Patos; Capitão Hugo, representando o 3º BPM; além de representantes do Corpo de Bombeiros, Rotacty, associações de moradores e diversas outras entidades.

Ascom | Câmara Municipal de Patos

Nenhum comentário:

Arquivo do blog