Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Candidatos ao CFO da Polícia Militar devem se inscrever no Enem até esta sexta-feira


Os candidatos que pretendem concorrer a uma das 30 vagas oferecidas no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar, cujo edital foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (3), devem realizar a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até esta sexta-feira (5). A nota do Enem é utilizada como etapa intelectual do concurso da corporação, correspondente à primeira fase.

Para concorrer, o candidato deve fazer também no próximo mês a inscrição na Polícia Militar, que é referente às fases seguintes do certame: psicológico, de saúde, física e avaliação social. O edital publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (3) trouxe detalhes do número de vagas oferecidas na edição do concurso, que é de 25 para homens e 5 para mulheres, como também requisitos para o ingresso, entre eles, a altura mínima (1,65 m para o sexo masculino e 1,60 m para candidatos do feminino) e idade – ter 18 anos, no mínimo, e 30 anos, no máximo, até o dia 31 de dezembro de 2016, que é o ano da realização da matrícula para os aprovados.

As inscrições - As inscrições do Enem são realizadas no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no endereço www.enem.inep.gov.br. A taxa cobrada é de R$ 63,00 e pode ser paga até o dia 10 de junho. Já na Polícia Militar, a inscrição é para os exames complementares (psicológico, de saúde e exame de aptidão física) e serão feitas no site www.pm.pb.gov.br, a partir do dia 6 do mês de julho até às 9h do dia 10 de agosto. A taxa cobrada este ano é de R$ 50,00 e pode ser paga até o dia 11 de agosto.

O major Cristóvão Lucas, da comissão de divulgação do concurso, alertou os candidatos para o prazo da inscrição do Enem, que termina nesta sexta-feira. “Os candidatos que pretendem concorrer ao Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar devem atentar para o prazo da inscrição no Enem, pois só com ela que será possível concorrer a uma das vagas no CFO, já que desde 2013 adotamos a nota no exame como a primeira fase do concurso”, destacou.

Isenção – São isentos do pagamento da taxa de inscrição da Polícia Militar os doadores de sangue na rede hospitalar pública ou conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS), no Estado da Paraíba. Quem pretende optar pelo benefício deve comparecer ao Núcleo de Recrutamento e Seleção (NRS), na Diretoria de Gestão de Pessoas da PM, que fica localizado no prédio do Quartel do Comando-Geral, no Centro da Capital, entre os dias 8 e 22 de julho, no horário das 8h às 12h30.

Os interessados devem entregar o requerimento de isenção (o modelo está no edital) com cópia autenticada do formulário de inscrição preenchido, cédula de identidade, carteira de doador de sangue expedida por órgão estadual conveniado ao Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de que fez, no mínimo, três doações à rede hospitalar pública ou conveniada ao SUS, nos últimos doze meses – com base até a data de publicação do edital da PM. A relação dos isentos será publicada no dia 29 de julho no site www.pm.pb.gov.br

Até o dia 28 de agosto a corporação está publicando a lista das inscrições que foram homologadas, o que definirá quantos candidatos estarão concorrendo ao concurso este ano. No ano passado, a concorrência foi de 89 candidatos para uma vaga no masculino e 97 no feminino.

As provas da primeira etapa - correspondentes ao Exame Nacional do Ensino Médio – serão realizadas nos dias 24 e 25 de outubro. A novidade deste ano é que serão chamados para as próximas fases do certame candidatos classificados em até 4 vezes o número de vagas, por gênero, de acordo com a nota obtida no Enem. Antes era apenas três vezes o número de vagas.

Aprovados – Após todas as etapas, os aprovados dentro do número de vagas passarão por um curso com duração de três anos, realizado na Academia da Polícia Militar do Cabo Branco, localizada no Centro de Educação na PM, em João Pessoa. 

secom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog