Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Audiência Pública discutiu e apresentou as metas e estratégias da educação para os próximos anos




Pensando nos próximos 10 anos, a Secretaria de Educação de Quixaba realizou na manhã desta quarta-feira, 03, no ginásio esportivo da Escola Cícero Sulpino, audiência pública em prol do planejamento, com base em metas e estratégias, da educação municipal.

Essa iniciativa faz parte do Planejamento Municipal de Educação (PME), programa que discute as diretrizes da educação no município para a próxima década (de 2016 até 2025), e que precisa estar alinhado ao Plano Nacional de Educação (PNE) e ao Plano Estadual de Educação (PEE).

O evento teve início às 08h30, e contou com a participação de autoridades locais, secretários, profissionais da educação e populares.

A abertura foi iniciada com o hino nacional, seguida de uma ministração do Pastor Damião de Oliveira, representante dos pais de alunos, e de uma pausa para o café da manhã.

Em seguida, a Secretária de Educação e presidente da Comissão de Elaboração do PME, Maria Rosineide, apresentou as vintes metas (http://pne.mec.gov.br/images/pdf/pne_conhecendo_20_metas.pdf) do PNE. Ao término da apresentação, fez questão de destacar o empenho e suporte oferecido pela Prefeitura de Quixaba em fazer a educação do município crescer.

“A educação de Quixaba nunca cresceu tanto como nos últimos sete anos. Com o esforço da Prefeitura, através da Secretaria de Educação, demos saltos importantes no progresso da educação. Tenho certeza que esse plano será atingido, e a educação de Quixaba tornara-se ainda mais referência na região”, destacou a Secretária.

A apresentação das estratégias da educação infantil foi feita de forma dramatizada, com as professoras da Creche Tudinha Pereira encenando uma peça onde era mostrado o dia-a-dia dos profissionais da educação e seus desafios. Entre as estratégias, está a construção de uma nova creche para atender, nesse espaço de 10 anos, a uma demanda maior de crianças, creche esta, que se encontra em vias de conclusão.

O professor Helder Nunes fez a apresentação das estratégias da Escola Estadual Herculano Pereira, que funciona atualmente nas dependências da Escola Cícero Sulpino.

Kilmara Macedo apresentou as estratégias das escolas urbanas, enquanto a professora Edna Medeiros encarregou-se de apresentar as da Educação de Jovens e Adultos (EJA), programa que vem possibilitando aos adultos que tiveram que largar a escola ainda na infância, se formarem no ensino médio. A professora Richelly Lainara apresentou as estratégias referentes as escolas da zona rural, concluindo, assim, as apresentações.

Apresentado as estratégias e metas, a Prefeitura de Quixaba, através da Secretaria de Educação, arregaça as mangas e se movimenta para atendê-las e garantir uma educação de qualidade aos munícipes pelos próximos 10 anos.


Eduardo Silva

Nenhum comentário:

Arquivo do blog