Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 3 de março de 2015

Liga pela Paz promove seminários de sensibilização com a gestão escolar e famílias





A Secretaria de Estado da Educação (SEE), por meio da Gerência de Educação Infantil e Ensino Fundamental (GEIEF), promoveu nesta terça-feira (3), no auditório Professor Milton Paiva - Reitoria da UFPB, o “Encontro de Sensibilização com a Gestão Escolar: Educação emocional e social para família e comunidade” com o objetivo de construir a cultura de paz nas escolas, envolvendo os gestores da educação, as famílias e a comunidade.

O evento, fruto de parceria da SEE com a Organização Inteligência Relacional Liga pela Paz, contou com a participação de 320 gestores escolares e gerentes regionais de Educação de João Pessoa, Guarabira, Itabaiana e Mamanguape, de representantes do Ministério Público, Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Seds), das igrejas católica e evangélica, dos conselhos tutelares, do Conselho Estadual de Educação e de técnicos das referidas GREs.

Toda rede escolar, composta por 649 escolas de 187 municípios das 14 Gerências Regionais de Educação do Estado, terá acesso ao DVD “Emoções na Família - Construção da Paz”, realizado pela Inteligência Relacional, que trata de temas como a importância da família, a origem da violência, o valor das emoções, autoestima, entre várias questões que podem refletir no desenvolvimento das crianças.  A partir do encontro entre a pedagogia e várias teorias científicas ligadas à condição humana e ao funcionamento das famílias, o DVD será utilizado como um guia de reflexões, que ajudará a comunidade a promover a harmonia no ambiente familiar.

“Percebemos que estávamos no caminho certo, com o desempenho alcançado nessa parceria com a Inteligência Relacional. Fizemos uma avaliação e vimos a necessidade de engajar a família nesse processo para que ela percebesse a importância da comunidade no trabalho de redução de violência e melhoria da convivência”, comentou Aparecida Uchôa, gerente da GEIEF.

O Seminário acontecerá também em outros pólos, conforme o calendário seguinte:

Pólo Campina Grande
Data: 04/03/15
Horário: 8h – 12h
Local: Auditório da Escola Estadual Dr. Elpídio de Almeida (Estadual da Prata)
Endereço: Rua Duque de Caxias, nº 235/ Campina Grande

Pólo Patos
Data: 05/03/15
Horário: 8h - 12h
Local: Auditório localizado na sede da 6ª Gerência Regional de Educação
Endereço: Rua Paulo Leite– sn/ Patos

Pólo Sousa
Data: 06/03/15
Horário: 8h - 12h
Local: Auditório do Centro de Treinamento de Professores
Endereço: Rua Deputado José de Paiva Gadelha, nº 123/ Sousa

Resultados positivos- A parceria do Estado com a Organização Inteligência Relacional se intensificou pelos resultados alcançados em 2014. Os números são claros e atestam a redução de 33,5% de comportamentos problemáticos e aumento de 29,4% nos comportamentos socialmente habilidosos. Isso demonstra que houve uma redução significativa dos comportamentos inadequados que prejudicam a convivência, tais como violência, agressividade destrutiva, ansiedade e tristeza excessivas.

Além disso, os alunos paraibanos estão aptos a lidar melhor com suas emoções, apresentam maior interesse acadêmico, redução na distração e no retraimento social, podendo conviver mais pacificamente consigo mesmos e com os outros. No final do ano letivo de 2014, os gestores escolares relataram que os pais notaram seus filhos mais calmos, tolerantes, respeitosos e com maior interesse em aprender.


Liga pela Paz - Desde 2014, a metodologia Liga Pela Paz, em parceria com o Programa “Primeiros Saberes da Infância”, deu início a uma nova fase da escola pública paraibana: a criação de uma cultura de paz e não violência nas escolas. A Inteligência Relacional é uma organização cujo foco principal está voltado à educação, particularmente, à Educação Emocional e Social no contexto da redução da violência e melhoria da aprendizagem de crianças, jovens e adultos. Fundada em 1992, é pioneira no Brasil em pesquisa, criação de material pedagógico, formação de educadores e desenvolvimento comunitário.

Secom
Fotos:Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog