Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sábado, 21 de fevereiro de 2015

Saúde promove encontro de Monitoramento de Cobertura Vacinal



A Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), por meio da 1ª Gerência Regional de Saúde, realizou, na manhã desta sexta-feira (20), o primeiro encontro do ano sobre Monitoramento Rápido de Cobertura Vacinal com os gestores municipais de saúde das 1ª e 14ª Regionais, totalizando 25 municípios. Entre os presentes, estava a equipe da 1ª Gerência Regional de Saúde, secretários municipais de saúde, coordenadores da atenção básica, coordenadores de imunização, coordenadores de vigilância epidemiológica e digitadores do sistema de informação do Programa Nacional de Imunização dos municípios.

“O objetivo do encontro é apresentar aos representantes dos municípios dados referentes às campanhas de vacinação do ano de 2014. Disponibilizamos, além de palestras, kits informativos e cronograma vacinal das campanhas nacionais de vacinação a cada município”, comentou a gerente regional de Saúde, Jassiara Sandra Ribeiro de Morais.

Ainda de acordo com a gerente, a intenção é traçar coletivamente metas para fortalecer o Sistema Único de Saúde, no tocante à imunização dessas regiões. “Os dados de cobertura vacinal foram analisados através do sistema de informação disponibilizado pelo Ministério da Saúde. Discutimos as fragilidades e potencialidades e firmamos um pacto de responsabilidade e de cumprimento das ações voltadas para vigilância epidemiológica”, pontuou.

Segundo o coordenador da Imunização da 1ª Gerência Regional de Saúde, Gerson Carlos, a palavra de ordem do encontro foi avaliação. “O propósito principal do monitoramento de cobertura vacinal é avaliar as ações de cada município e, com pontos importantes levantados e estudados, traçar estratégias para melhorar o atendimento à população”, disse.

Gerson comentou que alguns municípios não atingiram as metas por não incluir os dados no sistema de informação. “Desta maneira, o repasse de recursos do Ministério da Saúde não chega. Não pela falta de atividades no que tange à imunização, mas pela falta de alimentação do sistema. Conscientizar os representantes da saúde dos municípios da importância das informações no sistema é mais uma missão nossa para este ano”, completou.

Chiara Dantas é coordenadora da Imunização do Município de João Pessoa e ressaltou a importância do encontro: “A discussão sobre o trabalho desenvolvido nas unidades de saúde, ou seja, as salas de vacina, é imprescindível para que avaliemos a cobertura de cada município e saber se as campanhas foram exitosas ou não. João Pessoa, por exemplo, teve uma excelente cobertura vacinal para poliomielite e estamos tentando avaliar a cobertura real de sarampo para já estabelecer metas e estratégias para este ano”, disse ela.

Secom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog