Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Apresentações culturais lotam “Terreirinho do Forró” em Patos



A Prefeitura Municipal de Patos através da Secretaria de Educação realizou na tarde desta quinta-feira, 19 de junho, apresentações culturais e de quadrilhas juninas realizadas pelas escolas municipais. O evento aconteceu no Terreirinho do Forró, localizado na Praça Getúlio Vargas, no Centro de Patos, tendo as Escolas Rotary Norte e Tobias Medeiros como as primeiras a se apresentar com a quadrilha junina, retratando o tema “Se Encanta o Sertão”.

Em seguida, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Nabor Wanderley, do Belo Horizonte, fez a apresentação de dança com o tema “Em Nossa Festa é Só Animação”, com coreografias que retrataram o casamento matuto em ritmo de quadrilha.
Com o Terreirinho repleto de turistas, o Instituto Educacional Dr. Dionísio da Costa deu seguimento com apresentação “Penoerô Xerém”, que homenageou o saudoso Luiz Gonzaga, trazendo uma mensagem de que no nosso País o que se planta dá.
Com danças do folclore brasileiro que visam o resgate das raízes nordestinas a EMEF Zefinha Mota realizou uma bela apresentação no Terreirinho. O Professor de dança, Flavio Lucena, destacou a importância do resgate da nossa cultura e disse que a coreografia demonstra varias manifestações folclóricas. “Essa é uma dança tipicamente nossa. Então é de grande importância que a criança dance o nosso folclore nordestino”, finalizou.
Com uma manifestação milenar de origem Européia que se instalou no Brasil através dos imigrantes na região Sul no século passado o CIEP V – Maria Eudócia Terezinha, do São Sebastião, realizou uma linda apresentação com a dança “Pau de Fitas” que é uma referência ao renascimento da árvore.
Também estive dentro do cronograma de apresentação, a EMEF Professor Manoel de Sousa Oliveira, do São Sebastião, que realizou sua apresentação “Com Cultura e Diversão, Nosso Forró é Campeão” tema do São João de Patos 2014. Durante a dança foi realizado um pout-pourri de diversos ritmos brasileiros e que fazem parte da Copa do Mundo.
Dando seqüência a programação cultural, a EMEF Dom Expedito Eduardo de Oliveira, os alunos se apresentaram com o tema “Samba, Forró e Futebol” reunindo a multidão rumo às conquistas da nossa seleção.
Para o Secretário de Cultura, Romildo de Sousa, as apresentações culturais do Terreirinho do Forró são de grande importância para a população assim como para todos que visitam a cidade neste período junino. “É um momento muito importante. Patos se transforma em um grande arraial”, disse.

Palloma Pires

Nenhum comentário:

Arquivo do blog