Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Banco de Leite da Maternidade de Patos está com estoque muito baixo e com poucas doadoras



Coordenação do Banco de Leite Humano de Patos  faz apelo às mães para doarem seu leite excedente ajudando, assim, a salvar a vida de muitos bebês.

O Banco de Leite Humano Dr. Vilani Kehrle, da Maternidade de Patos, oferece alimento apropriado para os  bebês  hospitalizados que necessitam  de complemento alimentar, e orienta centenas de mães sobre a importância da amamentação exclusiva do  seu filho ate os seis meses de idade. Todos os meses, o Banco de Leite auxilia cerca de 100 crianças nascidas na Maternidade, proporcionando a primeira e a principal fonte de nutrição dos recém-nascidos até que eles se tornem aptos a sugar o seio da  mãe. Contudo, essa ajuda está seriamente comprometida, uma vez que o estoque de leite da unidade encontra-se bastante baixo e o número de doadoras fixas também está bem reduzido.

Segundo a coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH), Joana Sabino de Almeida, hoje o estoque de leite humano está comprometido, com risco de  não suprir toda a demanda. “Estamos com um estoque critico, de apenas um freezer, o que é muito pouco para atender os recém-nascidos, e com apenas quatro doaras fixas, um número bem aquém do que necessitaríamos para suprir as necessidades de leite humano para os bebês”, afirma Joana, fazendo um apelo para que as mães que tenham leite excedente doem o alimento para o banco. “Até as coletas nos postos de Santa Luzia e Pombal, ultimamente, estão escassas, tendo dias que ela vem zerada”, argumenta Joana.

“Sempre precisamos de mais doadoras e, consequentemente, de mais leite, uma vez que existe uma rotatividade grande de credenciamento na Maternidade”, destaca  a coordenadora do Banco, que tem uma equipe de vários profissionais, entre coordenador-enfermeiro;  bioquímico; técnicos de enfermagem e  auxiliares de enfermagem;  porteiro;  recepcionistas;  vigias noturnos e  auxiliares de serviços gerais. Joana Sabino explica que o leite humano coletado, após passar pelo processo de controle de qualidade, feito no próprio laboratório do BLH por um bioquímico, é armazenado em frascos de vidro esterilizados e colocados em freezers. O material coletado tem validade de seis meses.

Além da coleta e oferta de leite para todas as crianças prematuras hospitalizadas e incapacitadas de sugar no seio da mãe, a equipe do BLH faz palestra diariamente com as parturientes hospitalizadas na Maternidade Peregrino Filho, nas unidades de saúde do município e ainda quando a equipe é solicitada para participação em eventos municipais e nos eventos do próprio BLH. O Banco de Leite Dra. Vilani Kehrle da Maternidade de Patos foi credenciado, em 2013, pelo Programa Ibero-Americano de Bancos de Leite Humano com padrão Ouro. Isso significa que a instituição atingiu o padrão de excelência na avaliação da estrutura física, equipamentos, funcionários e nos serviços prestados à população, com pontuação de nível de qualidade entre 90 e 100 pontos.

Para ser doadora é só entrar em contato através dos telefones 3423-2157 e  3421-5252, que a equipe do Banco de Leite faz atendimento domiciliar, orienta a mãe com os procedimentos básicos de higiene de manuseio do leite e  da ordenha mamaria, como também leva um kit esterilizado que o Banco de Leite fornece contendo (gorro, luvas, máscara, vidro esterilizado e etiqueta identificadora) para que o leite seja ordenhado com qualidade  Além disso, a equipe do BLH passa três vezes na semana pegando o leite ordenhado em domicilio.

Qualquer puérpera que tiver problema na mama em relação à amamentação de seu filho pode se dirigir ao BLH. A paciente - sendo a pessoa doadora ou não - será atendida pelos profissionais especializados do BLH, que fará massagem de alívio, ordenha mamária, e a verificação de problemas mais sérios como abscessos. Este último caso, a paciente já é encaminhada para o atendimento médico especializado na própria Maternidade que é administrada, há um ano, pelo Instituto Gerir, uma Organização Social contratada pelo Governo do Estado.

O Leite Materno

É um alimento completo, fornecendo nutrientes em quantidade adequada (carboidratos, proteínas e gorduras), componentes para hidratação (água) e fatores de desenvolvimento e proteção como anticorpos, leucócitos (glóbulos brancos), macrófago, laxantes, lípase, lisozimas, fibronectinas, ácidos graxos, gama-interferon, neutrófilos, fator bífido e outros contra infecções comuns da infância, isento de contaminação e perfeitamente adaptado ao metabolismo da criança. Já foi demonstrado que a complementação do leite materno com água ou chás é desnecessária, inclusive em dias secos e quentes. Recém-nascidos normais nascem suficientemente hidratados para não necessitar de líquidos, além do leite materno, apesar da pouca ingestão de colostro nos dois ou três primeiros dias de vida.

Assessoria

Nenhum comentário:

Arquivo do blog