Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 31 de março de 2014

200 famílias beneficiadas com corte de terra em Quixaba-PB




Mais uma ação da administração municipal de Quixaba-PB em ajuda às famílias do campo. Foram oferecidas 400 horas de trator para o corte da terra. A maioria dos agricultores já plantou aproveitando os mais de 250 mm de chuvas que caíram este ano.

Dois anos de muitos problemas que se acumularam com a maior seca dos últimos 50 anos. Rebanhos dizimados, queda brusca na produção leiteira, na cultura da pimenta, onde foram salvas apenas reduzidas plantações, ela que é apontada pelo prefeito da localidade, Júlio Cesar, um das principais atividades geradoras de renda da agricultura familiar de Quixaba.

Mesmo com os bons índices pluviométricos, a desconfiança com o clima ainda está presente no dia a dia das famílias que tiram seu sustento da produção agropecuária. “As famílias estão fazendo pequenos plantios de milho e feijão. Temem irregularidade nas chuvas, que elas venham em volume insuficiente para garantir a safra”, explica Cesar.

Das 200 famílias, aproximadamente, que vivem na zona rural, somente 63 conseguiram se inscrever no Garantia-Safra e receber o valor correspondente pelas perdas sofridas com a produção agrícola. O restante vinha recebendo ajuda de R$ 100,00, recursos próprios, isso quando havia disponibilidade em caixa.

O pouco que conseguem colher, através de irrigação advinda de poços artesianos abertos pelo Governo Municipal, é comprado pela administração municipal com recursos do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, e contrapartida local.

O principal açude do município não acumulou água suficiente para abastecer as comunidades. A política de perfuração de poços artesianos na zona rural continua e outros dois devem ser abertos nos próximos dias, segundo Cesar.




Nenhum comentário:

Arquivo do blog