Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 3 de abril de 2014

SES prepara vacinadores para nova campanha contra Influenza







Marcos Eugênio

(Patos-PB) - A SES – Secretaria de Estado da Saúde, através de sua Gerência Executiva de Vigilância em Saúde e Núcleo de Imunização, reuniu equipes de salas de vacina de Patos e região nesta quinta-feira 03 nesta cidade para passar informes técnicos sobre a nova campanha de vacinação contra a Influenza 2014.

O evento, ocorrido no auditório da 6ª Gerência Regional de Saúde, também foi um momento para se discutir outros assuntos, a exemplo dos índices insatisfatórios de vacinação contra a gripe, de alguns municípios, que não alcançaram ano passado os índices preconizados pelo Ministério da Saúde, que é de no mínimo imunizar 80% dos públicos alvos.

A vacinação, que visa reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes da Influenza, sofre por falhas de planejamento dos municípios, a exemplo da pouca orientação, incentivo para que haja a adesão esperada da população. Na regional de Patos o município de São Mamede foi o que apresentou o menor índice, 64,26%, algo preocupante, cuja estratégia de ação deve ser repensada.

Os outros que não alcançaram o mínimo, 80%, foram: Desterro (74,25); Passagem (79,14); Quixaba (68,01); Salgadinho (68,01); Santa Luzia (77,91); São José do Bonfim (75,17); São José do Sabugi (72,52) e Vista serrana (78,10). A média geral da 6ª Gerência de Saúde ficou em 85,47%.Isiana Queiroga, coordenadora estadual de imunização.

Já na 7ª GRS (região de Piancó), todos os municípios atingiram a meta, ou  seja, acima de 80%. O representante de São José do Sabugi disse que não entendia a baixa procura pela vacina, já que há divulgação, mas muitos idosos temem tomá-la. “É preciso que busquemos estratégias para convencê-los a tomar a vacina. Acredito que falta um pouco mais de esforço para realizarmos tudo o que podemos fazer”, comentou   

A coordenadora de imunização da Gerência Patos, Socorro Guedes, afirmou ser preciso um momento com os gestores, prefeitos e secretários, para que eles participem mais, oferecendo apoio ao trabalho de imunização. Essa falta de apoio, especialmente nos pequenos municípios, foi uma das maiores reclamações dos presentes. Alguns alegaram que sequer eram disponibilizados carros para pegar a vacina na Gerência.

“Quem lembra da vacina se protege da gripe”. Com esse slogan, a 16ª campanha nacional contra influenza 2014 acontece de 22 deste mês a 9 de maio, sendo o dia D no próximo 26, busca imunizar crianças de 6 meses e menores de 5 anos; gestantes; puérperas (que teve bebê recentemente); trabalhador da saúde; povos indígenas; idosos de 60 anos ou mais e portadores de doenças crônicas não transmissíveis.
                                                                              


Nenhum comentário:

Arquivo do blog