Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 14 de outubro de 2014

UBS Horácio Nóbrega e Roberto Oba atraem dezenas de mulheres em ação alusiva à Campanha Outubro Rosa




A Campanha Outubro Rosa, que busca a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, está sendo desenvolvida durante todo este mês de outubro na cidade de Patos, por meio de parceria envolvendo o município, estado e outros parceiros.

Nesta terça-feira (14), as unidades de saúde Horácio Nóbrega (São Sebastião) e Roberto Oba (Vitória) ofertaram diversas ações e serviços da Campanha Outubro Rosa. Dezenas de mulheres e até alguns homens, compareceram para receber serviços de ginecologia com a Dra Socorro Dias, clínica geral com Dr. Pedro Augusto e Dr. Denilsom Alencar, além de parte de enfermagem realizando os exames citológicos e exames da mama.

O evento ainda contou com a contribuição dos alunos das FIP, na realização de palestras educativas e nos exames da mama. O CTA/SAE também marcou presença com a oferta de testes rápidos de HIV e Hepatites, além da divulgação dos serviços preventivos que são ofertados na sede. Equipes da área de nutrição da ECISA, também deram suas contribuições com a parte de acolhimento, aferição de pressão, teste de glicemia, entre outros. A equipe do NASF também participou com os serviços de avaliação nutricional, fisioterapia e exercício de Pilates. Ações de Beleza com Serginho Cabelereiro e a empresa AVON, bem como a oferta das vacinas para gripe ofertadas pelos ACS e enfermeiros das duas unidades, também fizeram parte na ação.

Segundo a coordenadora da Atenção Básica, Sandra de Lurdes, as unidades de saúde estarão até o final do mês ofertando esses serviços em várias áreas da cidade. A intenção é que ao final da campanha a cidade tenha sido toda coberta.

Pedro Augusto – médico clínico, relatou:

“Sabemos que o câncer de mama é o mais prevalente entre as mulheres, e por esse motivo, devemos trabalhar a educação, orientação e o estímulo para que as mulheres procurem os exames específicos e também façam os exames periódicos”.

Em relação à conscientização das mulheres em procurar os atendimentos, Pedro Augusto disse que tem havido uma grande evolução nesse sentido, uma vez que os agentes comunitários de saúde e os profissionais dos NASF, estão fazendo um bom trabalho educativo e preventivo, que acaba trazendo as pessoas até os serviços de saúde.

Maria Aparecida Campos – moradora do bairro São Sebastião, elogiou a iniciativa e lembrou que as mulheres devem procurar os exames preventivos. “Convido todas as mulheres a realizarem os exames preventivos, pois assim quando se descobre algo de forma precoce, o tratamento é mais fácil e surte efeito mais rápido”, comentou.

Nesta quarta-feira (15), a UBS Maria Marques, no bairro Jatobá, sediará as ações da campanha Outubro Rosa, das 08h00 às 13h00. 

 Helio Barbosa

Nenhum comentário:

Arquivo do blog