Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Quixaba promove dia especial para o cuidar da mulher





A campanha do Outubro Rosa em Quixaba terá seu pico na próxima segunda-feira 20, com um dia especial para atendimento às mulheres da localidade. Durante todo o dia a Unidade de Saúde Robson Carneiro Pereira atenderá exclusivamente o público feminino. Uma vasta programação está sendo organizada pelo PSF e NASF.

Elas receberam diversos tipos de atendimento, como odontológico, exame citológico, inscrição do cartão do SUS, teste físico com profissionais de educação física do NASF, serviços de fisioterapia, serão convidadas a participarem de palestras com os médicos Thiago Pereira e Miguel Arcanjo, que darão destaque à prevenção do câncer de mama, DST e outras doenças. Também serão servidos lanches e distribuídos brindes oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde.

“Será um dia de muitas atividades e serviços que serão oferecidos às mulheres, dentro da programação do Outubro Rosa. Todos os profissionais de saúde estarão a postos para atendê-las”, comentou o secretário de Saúde, José Francisco Segundo.

Ele explicou que a programação do Novembro Azul, que visa trabalhar a saúde do homem, com ênfase na prevenção do câncer de próstata já está sendo planejada. Na o passado a campanha foi um sucesso. Além das palestras com o urologista Eliseu José de Melo e do clínico geral Miguel Arcanjo, 140 homens fizeram o exame de próstata, número bastante expressivo para o quantitativo de habitantes com idade ideal para o toque.

“As palestras, com um linguajar bem popular ajudou bastante na conscientização do público masculino, que aderiu à campanha, deixando de lado o velho tabu, o receio do toque”, comentou Segundo.

Raiva

Desde a última segunda-feira 13 que os caninos e felinos de Quixaba estão sendo vacinados, na campanha de vacinação antirrábica. A meta no município é imunizar 277 cães e 78 gatos, totalizando 355 animais. Em todas a regional Patos, que conta com 24 municípios, a meta do Ministério da Saúde é vacinar 42.324 animais. Desse total, Patos é responsável por 17.373.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog