Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Profissional da FIP faz palestra para pacientes e funcionárias da Maternidade de Patos sobre prevenção do câncer de mama

Atividade faz parte das ações do Outubro Rosa desenvolvidas este mês na unidade


A tarde da terça-feira (14) foi de palestra nos alojamentos da Maternidade Dr. Peregrino Filho, em Patos. Desta vez, a apresentação foi realizada pela fisioterapeuta e professora da Faculdades Integradas de Patos (FIP), Natália Lemos, que falou sobre a preservação da musculatura da mama e do câncer de mama e do colo de útero. As informações foram repassadas para um público de pacientes, acompanhantes e funcionárias da unidade de saúde. O evento foi mais uma ação em apoio à campanha do Outubro Rosa desenvolvida na cidade e em todo o país durante este mês.

A Maternidade possui um calendário somente para as palestras de prevenção. Todas as terças-feiras, segundo a psicopedagoga da unidade, Jussineide Brito, quem fará a apresentação será sempre uma fisioterapeuta da FIP. Já nas quintas-feiras serão enfermeiras que farão a palestra. Além disso, a organização do evento também está alternando os dias de palestras, com ações na Maternidade e também em escolas. 

Durante a ação, o público percebe a importância do autoexame e da realização da mamografia após os 39 anos de idade através das dúvidas que são sanadas e do próprio material informativo que sempre é distribuído, a exemplo de folders, botons, e o característico lacinho rosa, alusivo à campanha do Outubro Rosa.

A última palestra que aconteceu nos alojamentos foi na quarta-feira (09), pela manhã e pela tarde. Nesta quinta-feira (16), a palestra acontecerá no Colégio Geo. Na próxima segunda-feira (20), a equipe da maternidade estará na escola Gente Inocente. Já no dia 21 a apresentação volta a ser feita nos alojamentos. Dia 27 será a vez dos alunos da escola municipal E. F. Sabino assistirem à palestra. No dia 28 será na Maternidade novamente e, no dia 30, a equipe estará na escola estadual Coriolano de Medeiros. As apresentações acontecem sempre das 8h30 às 10h.

Para o diretor da Maternidade de Patos, Dr. Paulo Athayde, a iniciativa será muito importante mais à frente quando a informação fizer a diferença na vida dessas mulheres. “Muitas morrem de câncer de mama ou de útero por falta de informação a respeito da prevenção ou tratamento da doença. Por isso, considero de extrema importância a realização de palestras. Assim conseguiremos salvar muitas pessoas lá na frente”, disse o médico. 

ascom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog