Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Coordenador de Transito e população destacam funcionalidade da Alça Sudeste, após primeiro mês de sua inauguração



Passado o primeiro mês após a sua inauguração, a Alça Sudeste, a maior obra de mobilidade urbana da história do município de Patos, já dá sinais de que o objetivo principal de sua construção, que é desafogar o trânsito no centro da cidade e facilitar o tráfego de veículos de carga, vem sendo cumprido.

A Alça Sudeste, que foi inaugurada no dia 29 de agosto, possui uma extensão total de 2,6 km, construídos com capeamento asfáltico em TSD (Tratamento Superficial Duplo), próprio para suportar o tráfego de veículos pesados, que são os principais beneficiados pela oferta de uma nova via de tráfego que os coloca direto na BR-230, sem a necessidade de passar pelo Centro da Cidade.

Para o coordenador de trânsito e assessor jurídico da Superintendência de Transito e Transportes de Patos (STTRans), Damião Oliveira, a obra foi inaugurada em momento oportuno e a diferença no trânsito já pode ser sentida.

“A Alça Sudeste foi inaugurada em um momento oportuno para podermos fazer o primeiro teste de organização do fluxo do transito na cidade, que foi agora durante o período da Festa Da Guia, onde realizamos a interdição de algumas avenidas e ela correspondeu. O Setor de Educação da STTRans intensificou o trabalho de divulgação da Alça durante esse período e, hoje já diminuiu o número de motoristas de veículos de carga, que ainda utilizam o centro para chegar até a BR-230”, ressaltou.

Saúde e Qualidade de Vida

Além de cumprir seu papel como agente transformador da realidade do trânsito na cidade, a Alça Sudeste, devido ao fato de possuir 2,6 km de calçadão e do investimento feito pela Prefeitura Municipal de Patos na aquisição e instalação da iluminação LED, transformou-se em uma ótima opção para os praticantes de caminhada e ciclismo, exercícios que são apontados como importantes para a melhoria da saúde e da qualidade de vida dos praticantes.

A enfermeira Ana Lúcia de Alencar Xavier Marques, que diariamente utiliza o espaço para realizar sua caminhada, fez uma avaliação da Alça Sudeste enquanto opção para a prática de exercícios.

“Patos e a população só tiveram a ganhar com esse espaço que nós ganhamos para caminhada, porque sempre vemos as pessoas caminhando em locais onde passam muitos veículos e bicicletas, e aqui, nós ganhamos este espaço que vai servir para melhorar nossa saúde física e mental. E com essa iluminação, a gente sai do trabalho, vem caminhar, escurece e a gente nem percebe”, relatou.

O empresário Cássio Paulino também praticam exercícios ao longo da Alça e falaram sobre a importância dela para esta finalidade. “Este espaço é mais uma obra que foi concluída aqui na cidade de Patos que tem favorecido e muito toda população, pois trouxe esse ótimo recurso que favorece a nossa caminhada noturna sem perigo algum, devido à luminosidade que a Alça Sudeste proporciona”, frisou Cassio.

Já o universitário Caio Paulino, defendeu a importância da construção de obras estruturantes na cidade, que venham sempre aliadas ao bem estar e a saúde. “A Alça Sudeste tem colaborado muito para a qualidade de vida dos jovens, dos adultos e dos muitos idosos que aproveitam o espaço e caminham aqui. A cidade de Patos está crescendo no espaço viário, mas também está proporcionando qualidade de vida nessas áreas, o que é sempre bom”, concluiu o jovem Caio.

Cledilma Cordeiro

Nenhum comentário:

Arquivo do blog