Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

UBS Horácio Nóbrega participa de evento voltado às pessoas Idosos no bairro São Sebastião



Equipes de Saúde da UBS Horácio Nóbrega, localizada no bairro São Sebastião, participaram na última sexta-feira, dia 26 de setembro, de uma atividade promovida pela Pastoral da Igreja São Sebastião, voltada para o grupo de idosos da referida pastoral.

Após a celebração da missa, a equipe da unidade de saúde, com apoio do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), ofereceram uma gama de serviços, a exemplo de atividade física, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, avaliação nutricional, orientações sobre educação em saúde, e ainda uma palestra proferida pelo médico Pedro Augusto. Também foi oferecido um café da manhã a base de frutas.

Segundo Pedro Augusto, trabalhar a prevenção de doenças junto a essa clientela é muito importante para a melhoria da qualidade de vida. “A palestra foi exclusiva para esse público, onde busquei alguns cuidados que as pessoas idosas devem ter na prevenção de doenças, principalmente em relação à diabetes, hipertensão arterial, entre outras”, disse.

De acordo com a enfermeira da UBS, Juliana Carvalho, a atenção às pessoas idosas já é rotina nas unidades básicas de saúde, mas quando é solicitado as equipes se deslocam para atender em outros locais dentro da comunidade, a exemplo dessa última realizada.

O senhor Élcio de Oliveira Fonseca, que reside no Rio de Janeiro e está em Patos como visitante, relatou que o evento é muito importante para inserir as pessoas idosas no convívio social e ainda melhorar a saúde dessa população.

O evento foi alusivo ao Dia Internacional das Pessoas Idosas, comemorado no dia 1º de outubro. A Lei nº 11.443, de 28 de dezembro de 2006, além de instituir o dia 1º de outubro para as comemorações, determina que os órgãos públicos responsáveis pela coordenação e implementação da Política Nacional do Idoso se responsabilizem pela realização e divulgação de eventos que valorizem a pessoa idosa na sociedade.


A Secretaria Municipal de Saúde através da Coordenação da Saúde do Idoso, juntamente com o CMDPI (Conselho Municipal da Pessoa Idosa) e Secretaria de Desenvolvimento Social, realizará nesta terça-feira (30), às 19h30, na Associação Comercial de Patos, uma mobilização alusiva ao Dia Nocional do Idoso. Já na quarta-feira, dia 1º de outubro, às 07h30, será iniciada a programação do VI Fórum Municipal de Saúde do Idoso, com o tema Protagonismo e Empoderamento na Terceira Idade

Helio Barbosa

Nenhum comentário:

Arquivo do blog