Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 8 de abril de 2014

UBS Carleusa Candeia atende 1.200 famílias cadastradas nos serviços e programas do SUS


Há menos de um ano da inauguração a Unidade Básica de Saúde (UBS), Carleusa Candeia, localizada no bairro Santo Antônio, em Patos-PB, atualmente possui 1.200 famílias cadastradas que recebem os serviços e programas disponibilizados pelo SUS.

A UBS engloba ainda todos os programas preconizados pelo Ministério da Saúde, tais como: Hiperdia, Saúde Mental, Saúde da Mulher (prevenção do câncer do cólo uterino e mama, e pré-natal), Planejamento Familiar, Puericultura (criança), Saúde do Homem e Saúde do Idoso. Apesar dos programas funcionarem em todas as UBS do município, o cronograma é elaborado de acordo com as necessidades locais de cada unidade.

Na tarde desta segunda-feira (07), a UBS Carleusa Candeia disponibilizou atendimentos nas áreas de saúde mental, saúde bucal e planejamento familiar.

De acordo com a enfermeira da UBS, Alexsandra Alves, o cronograma de serviços e atendimentos é desenvolvido de segunda à sexta, sendo que nesse último dia da semana, no turno da manhã, uma equipe formada por médico, enfermeiro e dentista realizam as visitas domiciliares.

Em relação à saúde mental, a médica Maria do Bom Sucesso, informou que as UBS acompanham os pacientes que se encontram estáveis com o uso adequado da medicação. Outros casos mais complexos são encaminhados para tratamento nos CAPS ou no Centro de Especialidades Frei Damião. “O cronograma é feito como forma de atender melhor a população dividida por grupos prioritários, sendo que, quando necessário também atendemos outras demandas, mesmo que não seja para aquele dia específico. Então, todo esse trabalho está focado na questão da prevenção”, explicou.

O odontólogo Daniel Furtado, destacou o que as unidades de saúde oferecem em relação à saúde bucal.

“Trabalhamos com restaurações comuns e estéticas, extrações simples, entre outros. Hoje procuramos evitar ao máximo a perda dos dentes nos pacientes, tentando abolir ao máximo a cultura da extração desnecessária. Além disso, temos atividades voltadas para a prevenção, sobretudo com as crianças, orientando-as sobre a escovação correta e hábitos alimentares. Outro ponto importante é o trabalho interdisciplinar com outros profissionais da UBS e os agentes comunitários de saúde, sempre buscando soluções para o que deve ser feito a nível de atenção básica. Quando necessário encaminhamos os pacientes para a atenção secundária”, ressaltou.

A senhora Juliana Pereira, usuária da UBS Carleusa Candeia, disse que tanto os serviços como as equipes de trabalho estão bem avaliadas, inclusive na parte de atendimento, que segundo ela tem sido feito com excelência.  

Para o senhor Marcos Valério de Oliveira, qualquer esforço feito para melhorar a vida da população é bem vindo, e se for na saúde, com qualidade é melhor ainda.

Coordecom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog