Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Paraíba inaugura maior abatedouro de aves caipiras do Nordeste


Empreendimento será inaugurado neste sábado (12), na cidade de São Sebastião de Lagoa de Roça

A avicultura familiar paraibana terá ampliada a sua cadeia produtiva e a capacidade de ganhar novos mercados. Na manhã deste sábado (12), às 11h, será inaugurada mais uma unidade de abate de aves caipiras no estado, no município de São Sebastião de Lagoa de Roça, no Agreste paraibano, a 110 km de João Pessoa. O empreendimento é considerado o maior da região Nordeste no abate de aves caipiras e irá beneficiar agricultores tanto do Agreste, quando da Borborema, com previsão de atingir o número de até 1.000 aves abatidas e processadas por hora.

A obra foi realizada pelo Governo do Estado e o Sebrae foi um dos parceiros na viabilização do equipamento. De acordo com a analista técnica do Sebrae em Campina Grande e gestora do Programa Território da Cidadania Borborema, Andréa Menezes Sousa, o abatedouro será um grande diferencial na vida das pessoas envolvidas com a agricultura de base familiar no Estado. “O equipamento é um marco no apoio ao desenvolvimento econômico sustentável da região”, diz.

Andréa ressalta ainda que o Sebrae tem atuado nas áreas de capacitação e orientações técnicas e gerenciais a associações de produtores e interessados na criação de frangos e galinhas caipiras. São ações que tem garantido o desenvolvimento e sustentabilidade da atividade na Paraíba.

Situado numa área de 1 hectare e com espaço construído de 700m2, a unidade vai iniciar suas atividades com o abate e processamento de 600 aves/hora (cinco dias por semana), mas com previsão de atingir o número de 1.000 aves/hora. O abatedouro foi construído com investimentos do Governo do Estado, através do Projeto Cooperar, em parceria com o Banco Mundial. O equipamento está localizado no Km 106 da BR-104, em São Sebastião de Lagoa de Roça, e será chamado de Agroindústria de Beneficiamento de Frangos Caipiras Gildo Alves Duarte.

O abatedouro, que terá certificação do Sistema de Inspeção Estadual (SIE) e registro no Sistema de Inspeção Federal (SIF), será o maior do Nordeste. A Cooperativa Paraibana de Avicultura e Agricultura Familiar (COPAF), além do abate e processamento, será a responsável pela administração do abatedouro e cuidará também da embalagem e distribuição dos produtos.

De acordo com o especialista em Avicultura Alternativa da Empresa de Assistência e Extensão Rural da Paraíba (Emater-PB), Vicente de Assis Ferreira, o novo abatedouro de frangos caipiras é um grande feito para a economia da região. “A unidade vai permitir a entrada dos produtos dos avicultores paraibanos em novas instâncias comerciais”, afirma.

Atualmente os produtos dos avicultores paraibanos são comercializados junto ao Governo Federal através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), além da venda direta a consumidores e em feiras livres.

Ascom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog