Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 28 de março de 2014

Vereadores dizem que secretários dificultam ações do Legislativo

Nadi criticou duramente o secretariado

Vários vereadores criticaram na noite desta quinta-feira 27 a atuação de secretários municipais, alegando que seus pedidos, em prol de melhorias dos bairros, de serviços para a população não estão recebendo feedback. Ou seja, os problemas dos habitantes acabam não sendo resolvidos por falta de interesse de secretários.

A reclamação partiu, inclusive, da presidente da Casa Juvenal Lúcio de Sousa, Nadi Gerlane, e de Lúcia de Fátima. Nadir enfatizou que quando o secretário não puder atender a solicitação que envie por escrito a esta casa, para que assim fique documentado. “Já vi secretário se comprometendo de resolver um problema na frente da prefeita e até hoje não resolveu. Só posso cobrar da prefeita depois que receber uma resposta da Secretaria. É incrível como o secretariado municipal desrespeita os vereadores. Quando vamos ao bairro temos que levar resposta à população”, comentou Nadi.

Outro que opinou sobre o comportamento de alguns secretários municipais foi Inácio de Gelo. “Já fui criticado nesta casa por dizer que o endereço de requerimentos é a lata de lixo do gabinete do secretário. Quem é titular da pasta deve responder por ela. Parabenizo a presidente Nadi, que é da base do governo, do PMDB, mas não deixa de criticar a quem não cumpre com suas obrigações”, comentou Inácio. Inácio também problemas que vem enfrentando para câncer contrato com a Sky, TV fechada, onde já procurou o Procon local e não vê solução do seu problema.

Diogo Medeiros disse que talvez seja necessário uma reforma administrativa, para ver se há melhora no atendimento dos pedidos da Casa Juvenal Lúcio de Sousa. Toinho Nascimento elogiou a postura de Nadi Gerlane por cobrar dos secretários respeito às proposituras do Legislativo. “O secretário que não cumpre com suas metas só faz prejudicar o Poder Executivo”, disse Nascimento.

“Paguei quase seis mil reais de cartão no início do ano por que não agüento ficar esperando na porta de secretário. Acho um absurdo uma pessoa idosa esperar 90 dias para marcar uma ressonância. Aqui aprovamos projeto para o idoso não esperar uma semana, mas tem que aguardar todo esse tempo, quase 100 dias e quando a gente chega para ser atendido ainda ficam rindo, zombando da minha cara. A prefeita não merece isso, não tem conhecimento dessas coisas. É um ato de covardia que estão fazendo com Francisca”, desabafou a vereadora Lucinha.

Ela não poupou nem sua filha, coordenadora do Procon, dizendo para que ela fizesse funcionar o programa de defesa do consumidor no período da tarde para dar maior celeridade no atendimento à população.

Sobre o problema de demora na concessão de exames, Inácio de Gelo reforçou as palavras da vereadora Lucinha, dizendo que é algo corriqueiro e citou o caso de uma senhora da Rua Manoel Meira, que esperou quatro meses esperando por um exame, faleceu e depois chegou o comunicado para ela comparecer para realizá-lo. “Pessoas idosas, que têm problemas graves, precisam de atendimento especial. É diferente de uma que faz exame de rotina”, acrescentou Inácio.

Vários pedidos dos vereadores caducam nos gabinetes dos secretários, segundo os próprios parlamentares mirins. O líder do governo, Maurício Alves, tentou abrandar as críticas direcionadas ao Poder Executivo, dizendo que a prefeita é bastante criteriosa e cobra bastante dos secretários, que são qualificados para suas funções, mas que os problemas citados pelos pares da casa têm a ver com a falta de comunicação. Mas disse também que chega a ter problemas, quando tenta contato com alguns secretários e não consegue resposta por telefone.

Maurício, que embarca neste sábado ao Rio de Janeiro para conhecer o sistema de mobilidade de ciclovias e ciclofaixas daquela cidade, a convite da Prefeitura e do Banco Itaú, isso sem custos para o erário público patoense, frisou que na volta marcará uma reunião envolvendo os parlamentares com Francisca Motta e quem sabe com todos os secretários para passar a limpo essa questão. “Ninguém aqui quer o mal da cidade e sim seu desenvolvimento. Vamos colocar essas dificuldades na mesa para avançarmos em prol do coletivo”, disse Maurício.

Projetos aprovados em 1ª votação

Cria prêmio de Qualidade e Inovação, vinculado ao PMAQ – Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica Aprovado por unanimidade, concedendo gratificação de 70% dos valores transferidos pelo Ministério da Saúde para as equipes da atenção primária, coordenadores de programas, dentre outros.

Projeto do Executivo que autoriza a Prefeitura pagar o salário mínimo nacional aos seus contratados. Aprovado em 1ª votação por unanimidade. Outro do Executivo modifica a lei do Código de Postura (de 1979) e que trata do uso de calçadas por mesas e cadeiras. Os comerciantes estavam impossibilitados por que não conseguiam trabalhar nos seus pequenos empreendimentos, já que a determinação do MP, obedecida pelo Município através de TAC – Termo de Ajustamento de Conduta, não permitia, pois esses móveis só podem ser colocados na calçada numa margem igual ou superior a cinco metros, deixando as calçadas, bens públicos, livres. Com a nova redação haverá redução para quatro metros, sendo dois livres para o passeio público.

Os vereadores falaram do sofrimento dos comerciantes nos últimos meses por não conseguirem tirar seu sustento, especialmente Lucinha, que citou vários microempresários, a qual liderou a luta para modificação da Lei. Jefferson Melquíades falou da importância de reformulação, não apenas de um artigo, mas todo o Código de Postura do Município, adequando-o para os dias atuais. “É um Código caduco e que precisa ser adequado às necessidades da população”, disse Melquíades.

Mais quatro requerimentos foram aprovados. O vereador Maurício Alves solicitou à Seinfra terraplanagem da Av. Bélgica, no Jd Europa; a religação de iluminação pública do Canal do Frango, que sofreu avarias com as fortes chuvas da semana passada; encaminhou solicitação de sementes ao governo do Estado no apoio ao homem do campo. Ele pediu ao superintendente de Trânsito, Marcos Eduardo, a liberação dos trechos para caminhada interditados no Canal do Frango, já que  população voltou a usar área com essa finalidade.

Neste sábado, às 8h, acon­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­tece audiência pública, autoria de Fernando Jucá, para discutir a volta da obrigatoriedade do diploma de jornalista. Após a audiência haverá também a eleição da nova mesa diretora da AISP – Associação de Imprensa do Sertão da Paraíba.

Já Toinho Nascimento convidou a população patoense a participar neste sábado 29 de um dia de festa oferecida pela comunidade evangélica no Distrito Santa Gertrudes, com ações sociais e louvor.

No máximo até a próxima segunda-feira o Executivo Municipal deve encaminhar projeto ampliando a licença maternidade das servidoras públicas para 180 dias.

Marcos Eugênio

­­­­­­­­­


Nenhum comentário:

Arquivo do blog