Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 28 de março de 2014

Patos se prepara para maior evento direcionado à saúde da mulher

 
Kelson, Edmundo, Iak Sodara e Renata

Marcos Eugênio

Cerca de 300 profissionais e estudantes de cursos na área da saúde devem participar nos dias 25 e 26 do próximo mês (abril) no Fórum Miguel Sátyro, em Patos, do I Simpósio Paraibano de Saúde da Mulher. O evento tem por finalidade discutir temas ligados à saúde da mulher, sejam nas áreas fisiológicas, psíquicas e sociais, bem como atualizar o público alvo para os novos protocolos, avanços científicos, descentralizar conhecimentos e promover a troca de experiências. A coordenação do Simpósio está sob responsabilidade dos estudantes de 7ª Período de Medicina da FAMENE, Kaelson Brasileiro, Renata Bezerra e Edmundo Xavier.

O simpósio, que recebe apoio da Sogopa - Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia da Paraíba, acontece em Patos para tornar mais dinâmica a área científica da cidade, uma das maiores referências em saúde e educação do interior nordestino. “Trata-se uma oportunidade para os profissionais de Patos, como para os alunos da área da saúde receberem atualização, ampliar seus conhecimentos, já se torna mais complicado eles se deslocarem a outras cidades”, enfatizou Kelson Brasileiro.

Catorze palestrantes vão discorrer sobre temas diversos ligados à saúde da mulher. Dentre os renomados conferencistas estão o presidente da Sogopa, Roberto Magliano de Morais, Mestre em Obstetrícia pela Universidade Federal de São Paulo, Iak Sodara, ginecologista que atende na Maternidade Peregrino Filho de Patos e UDI, a qual versará sobre Diagnóstico e Tratamento de DHEG – Doenças Hipertensivas e Específicas da Gravidez.

O médico urologista, Eliseu José de Melo Neto, discorrerá sobre Incontinência Urinária na Mulher: Tratamento cirúrgico. Outros médicos que atuam em Patos levarão seus conhecimentos aos participantes, a exemplo da fisioterapeuta dermato-funcional, Viviane Guedes, que vai tratar da Atuação do Fisioterapeuta no tratamento de estrias; o mastologista Thiago Pereira, que falará sobre a prevenção e diagnóstico do câncer de mama, além dos convidados de outros centros, a exemplo de João Pessoa, que com sua vasta experiência vão enriquecer o debate em torno dos temas ligados à saúde da mulher, de várias especialidades, a exemplo da Psicologia, Odontologia.

Os melhores trabalhos científicos, cujas inscrições vão até 30 deste mês, serão agraciados com o prêmio Dr. Roberto Magliano. A violência contra mulher, um assunto tão evidente na mídia nacional e regional também terá seu espaço, com a palestra da delegada Tâmara Lenina, responsável pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, há quatro anos em Patos e profunda conhecedora dos problemas vividos pelo público feminino no tocante à violência física e psíquica.

Drª Iak Sodara, ginecologista e obstetra da Maternidade Dr. Peregrino Filho trabalhará no I Simpósio Paraibano de Saúde da Mulher um assunto que preocupa o mundo, as doenças hipertensivas específicas na gravidez. A mortalidade materna é considerada uma das mais agravantes violações dos direitos da mulher. A maioria dos óbitos ocorridos no ciclo da gravidez é causada por DHEG. Essa problemática vem sendo alvo de estudos científicos na Peregrino Filho, que vão ser expostos durante o Simpósio.

“As doenças hipertensivas e específicas da gravidez é uma das complicações mais temíveis para nós obstetras. Quando a mulher recebe bom acompanhamento no pré-natal se consegue diagnosticar essas doenças, tomar as medidas precisas para que ela possa ter um parto mais tranquilo. Ainda há deficiências na atenção primária, acredito pela falta de conhecimento mesmo, de saber identificar as doenças hipertensivas e muitas vezes as parturientes chegam à Maternidade com as mãos inchadas, edemas, e o diagnóstico acaba sendo DHEG. É necessário fazer o manejo, o rastreamento para identificar asa patologias”, explica Drª. Iak Sodara.

Tanto a Peregrino Filho como o Centro de Especialidades Frei Damião fazem atendimento de alto risco na gravidez, mas segundo a obstetra, os municípios não estão enviando as pacientes que precisam de melhor acompanhamento, de um diagnóstico mais preciso das doenças hipertensivas.


A coordenação do evento emitirá certificado de 20 horas aos participantes. O estímulo à iniciação científica é um dos pontos a receber grande estímulo durante o evento. Trabalhos científicos desenvolvidos pela maternidade, com o corpo clínico e alunos que fazem ali fazem residência, estágios, vão oferecer parâmetros de como está a saúde da mulher no Sertão. A referida unidade de saúde recebe pacientes de aproximadamente 90 municípios polarizados por Patos.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog