Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Quixaba realiza Abril Azul dia 22




Trabalhar a saúde do homem, como propõe o Ministério da Saúde, tendo em vista que historicamente o governo nunca havia se preocupado com esse público, faz com que o município de Quixaba discuta e ofereça serviços nessa direção, que garantam mais qualidade de vida os homens, a partir de atividades educativas, preventivas e exames de rotina. Segunda-feira, dia 22, a Secretaria Municipal de Saúde vai mobilizar a população para trabalhar temas como o câncer de próstata, cujas estimativas do INCA – Instituto Nacional do Câncer, é de que ano passado surgiriam mais 60 mil novos casos, sendo o segundo tipo mais frequente nos homens, perdendo apenas para o de pele.

As atividades terão início às 8h se prolongando até às 17h. Homem acima de 40 será o alvo do Abril Azul. Além do trabalho educativo, distribuição de material informativo, palestras, serão realizados exames de próstata, de toque e de sangue (PSA); testes de glicemia, aferição de pressão arterial,  dentre vários outros, a exemplo também da dengue, uma preocupação constante da administração municipal, que vão mobilizar os profissionais da saúde local e de Patos.

Na sexta-feira, 19, haverá a prévia da campanha Abril Azul. Um café da manhã será oferecido aos homens. Os agentes comunitários de saúde estão fazendo o convite casa a casa, conclamando-os a irem de encontro aos serviços que serão ofertados pela Secretaria de Saúde. Nessa prévia haverá homenagens ao senhor Antônio Preto, que estará completando um século de existência.

As homenagens a ele dirigidas não são apenas por ele chegar aos 100 anos, com lucidez suficiente para dizer que ainda irá tirar a carteira de motorista. Antônio Preto é um símbolo para todos que fazem saúde pública em Quixaba e referência para os mais jovens. Em todas as campanhas ele é dos primeiros a chegarem, participando ativamente das ações. “O incrível de tudo é que ele esbanja saúde, mesmo chegando aos 100 anos, algo que surpreende os médicos do PSF”, diz Anna Christina, primeira-dama de Quixaba, que está organizando as homenagens ao ilustre filho da terra.



Nenhum comentário:

Arquivo do blog