Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Secretária visita plantio que abastecerão escolas



Na companhia da Nutricionista do Município, Anarah Suellen, a Secretária de Educação de Quixaba, Maria Rosineide, fez visitas aos agricultores locais para saber o andamento do plantio e da colheita dos alimentos que servirão para preencherem o cardápio das escolas da cidade em 2013. Essas visitas fazem parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O PNAE tem como objetivo “suprir parcialmente as necessidades nutricionais dos alunos beneficiários, através da oferta de no mínimo uma refeição diária, visando atender os requisitos nutricionais referentes ao período em que este se encontra na escola”.

“Cada dia é servido um alimento diferente, como legumes, verduras e frutas. Temos nos preocupado muito com uma alimentação saudável e elaboração dos cardápios. O retorno tem sido muito positivo. Hoje em dia, é muito raro as crianças faltarem às aulas em detrimento de doenças, como a gripe, por exemplo. A alimentação que elas tem tido nas escolas, tem lhes dado o devido valor nutricional e, consequentemente, uma maior estabilidade na saúde”, frisou Maria Rosineide.

Contudo, o efeito da seca tem retardado o plantio e a entrega de alimentos. Como o acesso à água tem sido cada vez mais restrito, o agricultor Luciano Andrade – que participa do programa Agricultura Familiar, ressalta que, para combatê-la (a seca), é preciso “criar soluções”.

“Perfurar poços é uma das soluções que temos buscado para termos água para plantarmos. A seca, no geral, tem prejudicado a plantação de vários outros alimentos, como o tomate, por exemplo. O que nós podemos manter em meio a esse cenário, é a perseverança”.

Mesmo em meio à seca, uma novidade será acrescida no cardápio este ano: o suco a partir das polpas de frutas que, além do acréscimo de valor nutritivo, deixará a alimentação bem mais deliciosa, destaca Anarah.

Além do que é repassado à Prefeitura Municipal de Quixaba para ser investido no PNAE, com o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a Prefeitura tem triplicado o investimento para garantir uma melhor merenda para o alunado do Município.


Eduardo Silva

Nenhum comentário:

Arquivo do blog