Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 9 de abril de 2013

Paraíba lança novos tipos de queijos



Nesta quarta (10), produtores participarão da mostra que irá apresentar queijos desenvolvidos em parceria com espanhol, através do projeto Aprisco Nordeste

Três novos tipos de queijos, desenvolvidos na Paraíba, em parceria com o mestre queijeiro espanhol Ignazio Plaza, poderão ser degustados, nesta quarta-feira (10), em Campina Grande. Produtos novos, diferenciados e com alto valor agregado, fabricados durante curso realizado no Sertão paraibano, no ano passado, farão parte da mostra, que será apresentada a produtores e imprensa.

Os novos produtos são o Ibores, a Torta de Cassar e um queijo misto, fabricado com leite de vaca e cabra. Esses e outros tipos foram fabricados há um ano, durante um curso realizado por Ignazio, em Sousa, no Sertão do Estado. Foram produziram cerca de 50 quilos de queijo, que passaram por longo período de curtimento.

Segundo o gestor do projeto Aprisco na Paraíba, Jucieux Palmeira, o Nordeste possui atualmente 15 tipos de queijos que são fabricados e comercializados no Brasil e no exterior. A Paraíba produz oito tipos de queijos. “Já incluímos nessa conta esses novos sabores, que logo estarão no mercado com potencial de competir no cenário nacional”, disse o gestor.

“Com a capacitação realizada no ano passado e a degustação em Campina Grande mostraremos que é possível inovar e diversificar a produção de queijos nas empresas da região. Estamos gerando capacidade técnica de modo que as empresas e as instituições possam melhorar a qualidade do que já produzem, bem como formular novos planos de negócios, ampliando seu portfólio de produtos”, ressaltou o gerente de Agronegócios do Sebrae Paraíba e gestor do Aprisco Nordeste, Antônio Felinto Neto.

O Aprisco Nordeste é um projeto de caráter estruturante que congrega os nove estados da Região e é coordenado pelo Sebrae-PB. Objetiva introduzir inovações tecnológicas, gerenciais e comerciais às cadeias produtivas da ovinocaprinocultura, beneficiando os produtores rurais e as empresas da Região.

Mestre queijeiro

Ignazio Plaza veio ao Brasil para aplicar o curso em alguns Estados, como a Paraíba e o Rio Grande do Norte. Ele ensinou aos produtores de queijo inovações para se destacar no mercado. O mestre queijeiro trabalha com iguarias especiais e artesanais do queijo. Ele é da região de Extremadura, na Espanha, e passou conceitos de como trabalhar com o leite cru.

Durante esta semana, o espanhol fará degustações em outros estados. Para a degustação em Campina Grande, ele convidou produtores de outros estados e a imprensa paraibana. O processo de avaliação dos queijos será importante para os resultados alcançados com os novos produtos lácteos.

Esta semana, Inazio está ministrando o curso, para uma equipe de 30 pessoas, junto com Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), em Currais Novos. Depois da Paraíba, o mestre espanhol vai para Gravatá (PE), onde desenvolverá outros tipos de queijos. Segundo Jucieux, o projeto Aprisco NE tem um convênio importante com a Espanha. “Tudo isso é resultado das ações e do trabalho desenvolvido nas regiões. Com esta capacitação, as queijeiras participarão de concursos prestigiados”, concluiu.


SEBRAE PARAÍBA

Nenhum comentário:

Arquivo do blog