Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

domingo, 13 de janeiro de 2013

LAZER & FAMÍLIA




Iara da Silva Machado

veja.abril.com.br
Vivemos um momento social onde o lazer, isto é, as horas dedicadas a ações de prazer sensorial, físico, emocional e mental são valorizadas de modo acentuado. O lazer implica diretamente atividades que mobilizem satisfação e gratificação pessoal, e em todos os tempos da humanidade tem lugar garantido!

Então pensamos que importa refletir sobre como o lazer, a família e a sociedade se comunicam, por exemplo, a pessoa 1 pode sentir-se num momento de lazer quando está numa praia, realiza caminhadas a beira mar e mergulha nas águas para relaxar; a família desta pessoa 1 pode sentir menos, igual ou maior prazer em acompanha-la a essa atividade. A sociedade por sua vez pode criar um valor em torno de qual praia é mais adequada, mais bonita, mais “bem frequentada” para as pessoas comparecerem. Assim, a pessoa 1 deste exemplo, pode condicionar ou adaptar o seu lazer a convenções familiares e sociais que lhe impõem contornos para vivenciar algo que, inicialmente, é simples!!!

Logo, o lazer em família, costura também interesses pessoais de cada membro da família, com suas peculiaridades, gostos, vontades e crenças acerca de tal ou qual lugar, pessoa, modalidade de atividade, dentre outros fatores.

O exercício é o reconhecimento dos perfis e a organização de programas que atenda de modo regular ao interesse emocional de todos da família. Se não houver, conciliação, poderá haver conflitos desnecessários na vivência de momentos que poderiam ser leves, alegres e pacíficos em família, devido à incompreensão de uns para com os outros.

O lazer também acontecerá em momentos sociais, onde membros da família participem sem a presença de todo grupo, naturalmente, sobretudo nas famílias onde há adolescentes, com seus programas típicos da juventude. E outra vez, a família, poderá se deparar com situações delicadas quanto a lugares, horários, parceiros desses jovens para que o lazer seja favorável ao bem estar e não um fator de abusos e excessos de conduta, tão frequentes em nossos dias!

espacocatherine.com.br

Pensamos ser uma época de atenção e cuidados mais acentuados para com uma ação que antes era mais simples de experienciar: o lazer! Vivemos uma fase de muita oferta, e quanto mais oferta de divertimentos, menos critérios éticos se estabelecem para atrair os públicos...

Numa sociedade cada vez mais permissiva, as confusões de valores e limites sociais estão igualmente em crise de identidade, e é tarefa da família atender as demandas de orientação segura a juventude e a percepção de Si Mesmos, os adultos cuidadores, para que em seu texto junto a adolescência, haja uma coerência comportamental aonde os jovens possam ver refletido o espelho da verdade!

Lazer e família pode ser uma fórmula saudável de consolidar afetos positivos no convívio com aqueles mais próximos na energia do amor e da alegria, pois quando há satisfação na proximidade daqueles que brincam na gratidão da vida em comum, não precisa haver escapes emocionais para momentos que podem gerar desequilíbrios de conduta, que contaminarão outros espaços de trocas onde o lazer e o prazer deveriam ser o ponto mais alto...

Desejamos então que o lazer em família seja uma prática para além da reunião de pessoas para ser a união de amores em comunhão fraterna na energia da alegria!

Pbnoticias.com
Janeiro/2013

Nenhum comentário:

Arquivo do blog