Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Brasileiro é um dos 4 finalistas ao prêmio de melhor professor dos EUA

O brasileiro Alexandre Lopes foi anunciado nesta quinta-feira (17) como um dos quatro finalistas ao prêmio de melhor professor dos Estados Unidos. A premiação anual inclui um processo de seleção com diversas etapas, Lopes, de 44 anos, dá aulas para crianças de três a cinco anos em turmas de educação inclusiva na escola Carol City Elementary, na Flórida. Natural de Petrópolis, no Rio de Janeiro, ele emigrou para os Estados Unidos em 1995.

O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira pelo Conselho de Chefes de Departamentos de Escolas Estaduais, uma organização sem fins lucrativos que reúne os secretários de educação dos estados americanos. Lopes afirmou, em seu perfil do Facebook, que recebeu a notícia com "orgulho e felicidade", e aproveitou para agradecer aos amigos pelo apoio. "Sou-lhes eternamente grato", disse ele.

O professor brasileiro, que é o quarto representante consecutivo da Flórida entre os finalistas, agora concorre com três professores do ensino fundamental II e ensino médio dos estados de Washington, Maryland e New Hampshire, que dão aulas de química, física, inglês e música.

Os quatro participarão de um encontro na capital dos Estados Unidos em abril, quando o anúncio do grande vencedor será feito em um evento na Casa Branca.

Desde julho, quando foi eleito o melhor professor da Flórida e passou a integrar o grupo de 50 competidores da etapa nacional, Lopes tem viajado pelo estado onde mora dando palestras para outros professores sobre sua metodologia na sala de aula e entrevistas a diversos meios de comunicação americanos. Doutorando da Universidade Internacional da Flórida, ele se especializou na educação especial para a primeira infância e, há oito anos, trabalha na escola Carol City Elementary, em Miami.

G1

Nenhum comentário:

Arquivo do blog