Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Secretaria de Saúde de Matureia lança campanha Novembro Azul contra o câncer de próstata



Durante todo o mês de outubro, os profissionais da Secretaria de Saúde de Matureia desenvolveram campanha de conscientização contra o Câncer de mama em mulheres e também em homens. O “outubro rosa” foi marcado pela mobilização de pacientes para a prevenção da doença. No dia D da campanha, foram prestados serviços como distribuição de informativos, testes de glicemia, aferição da Pressão Arterial e encaminhamento para o exame preventivo.

Agora é a vez de intensificar as ações em prol da saúde dos homens. O “Novembro Azul” é o mês em que as equipes de saúde voltam sua atenção à campanha de conscientização contra o Câncer de Próstata. Homens a partir dos 40 anos já devem passar a realizar regularmente o exame preventivo.

Segunda causa de morte em homens no Brasil, o câncer de próstata, teve 60 mil novos casos registrados somente este ano. Seu tratamento evoluiu muito nos últimos anos, no entanto, não se tem resultados satisfatórios, principalmente por ser realizado em estágios avançados, impossibilitando uma cura completa. Geralmente o diagnóstico tardio da doença é motivado pelo medo e a vergonha na realização do exame de toque retal.

O Câncer de Próstata

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento (Instituto Nacional do Câncer-INCA).


Jéssica Freitas/Ascom Matureia

Nenhum comentário:

Arquivo do blog