Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Alunos de Panificação realizam atividades práticas na Padaria Comunitária


Nayane Rodrigues

Patoenses estão tendo a oportunidade de adquirir a sua primeira qualificação profissional por meio do projeto Padaria Comunitária, que funciona no Bairro Salgadinho, sendo referenciado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. 

Esta semana, mais uma turma está concluindo um ciclo de 160h de aulas práticas e teóricas. De acordo com o professor de Panificação do SENAI, os alunos estão divididos em duas turmas, nos turnos manhã e tarde, aprendendo a utilizar equipamentos e processos de panificação. 

“Os alunos passam a conhecer e manusear instrumentos como a amassadeira, a balança, o cilindro, a divisora, a câmara de fermentação, o forno e a utilizar a mesa de manipulação. Além disso, procedimentos de pesagem de ingredientes, mistura, laminação de massa, arrumação em assadeiras, crescimento e cozimento de massas são assimilados pelos alunos durante o curso”, explicou o professor. 

De acordo com o aluno Társsio Lima, o curso é uma segurança profissional, pois a área necessita de ainda mais padeiros qualificados. “Consegui guardar bem a parte teórica, e por ter familiares que tem essa profissão a parte prática será muito útil. Não só eu, mas os demais alunos já estão produzindo pães, bolachas e outros produtos. Independente de seguir a carreira, o que importa é que hoje estou qualificado e diante de qualquer situação terei a segurança de saber que com esta experiência poderei ajudar a melhorar a renda da minha família”, destacou o aluno Társsio Lima.  

A secretária de Desenvolvimento Social Helena Wanderley, explicou como o projeto terá andamento. “Estamos na etapa final do curso e os jovens que pretenderem ficar trabalhando na Padaria Comunitária receberão além de incentivos do Município, assessoramento para que, com a renda, os mesmos mantenham a Padaria Comunitária e melhorem suas rendas com a venda dos produtos a comunidade e empresas”, antecipou.   

Qualificação Profissional

A Política Municipal de Qualificação Profissional está formando milhares de pessoas na cidade de Patos. Em diferentes bairros estão acontecendo capacitados através do Projovem Trabalhador, dos cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC, e da Padaria Comunitária. Uma gama de opções de cursos executados e ministrados através de parcerias com o Governo Federal, IFPB e demais instituições a exemplo do SENAI, SENAC e SEBRAE.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog