Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

domingo, 10 de novembro de 2013

Jovens movimentam a cidade de Patos no I Festival Esportivo e Cultural “Despertando os Jovens”


Adolescentes de Patos que fazem parte dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, recepcionaram na manhã deste sábado, 9 de novembro, adolescentes de dezoito cidades da região, que vieram participar o I Festival Esportivo e Cultural “Despertando os jovens”.

Promovido pela Prefeitura de Patos, de acordo com a Prefeita Francisca Motta, o objetivo do evento foi integrar, socializar os adolescentes de Patos com jovens que frequentam os mesmos serviços nos CRAS de cidades da região.

 “O próprio título já mostra a importância do evento, essa integração entre jovens de Patos e de outros Municípios é o que nós queremos. Uma integração através da cultura, do esporte e da dança. O nosso olhar para a juventude é muito forte, é por isso que logo nós daremos a ordem de serviço para construção de campos de futebol e da nossa Vila Olímpica, cujos recursos já estão empenhados”, destacou a Prefeita.

Cada cidade trouxe em torno de trinta adolescentes para participar de modalidades como tênis de mesa, queimada, futevôlei, futebol de salão, corrida de rua, apresentações de dança e teatro. As atividades aconteceram na sede da UEPB, no bairro Salgadinho, durante todo o sábado, envolvendo adolescentes de 13 a 17 anos.



Segundo a secretária de Desenvolvimento Social de Patos, Helena Wanderley, o evento foi preparado com a união das equipes dos quatro Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, da cidade. “O nosso objetivo é fortalecer o despertar desses jovens para a cultura, a educação, o esporte. Já realizamos outros eventos integrando jovens de todos os bairros de Patos, e com o I Festival Esportivo e Cultural nós decidimos integrar jovens de Patos com os de outras cidades que participam dos mesmos serviços”, explicou a Secretária.

Para o adolescente de Itaporanga Diego Cleyson, o evento foi também uma oportunidade para conhecer outras cidades. “Estamos conhecendo novos lugares, novas pessoas, novos esportes e tudo isso é bom para a saúde. Comigo, vieram de Itaporanga trinta jovens e vamos disputar queimada, futsal e corrida de atletismo. É uma ótima oportunidade para fazer novas amizades”, avaliou.

O adolescente de Patos Júlio Rodrigues defendeu a realização do mesmo evento outras vezes. “É um evento aberto, muito bom principalmente para quem dança pelas opções, muita gente participou incluindo os núcleos de Patos e de outras cidades. A união faz a força, quanto mais jovens reunidos melhor, para fazer amizade e trocar experiências”, concluiu Júlio.

Semanalmente os adolescentes de Patos que frequentam os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos nos CRAS do São Sebastião, Monte Castelo, Morro e Belo Horizonte participam de oficinas de música, dança, arte e execução de projetos em benefício das comunidades, também protagonizadas pelos adolescentes de 13 a 17 anos. 

O evento contou ainda com a participação da secretária de Educação Adalmira Marques, de apresentações com o humorista Tatu e um grupo de ginástica rítmica da capital João Pessoa.   

Nayane Rodrigues

Nenhum comentário:

Arquivo do blog