Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Novembro Azul: funcionários da Cagepa de Patos participam de palestra educativa

Palestra com o urologista José Eliseu de Melo

Funcionários da CAGEPA (Companhia de Água e Esgotos da Paraíba) de Patos participaram, nesta quinta-feira (14), de uma palestra educativa sobre a importância dos exames preventivos referentes ao Câncer de Próstata e outras doenças que costumam acometer a população masculina. A palestra foi preferida pelo médico urologista Dr. Eliseu de Melo Neto, dentro da Campanha nacional Novembro Azul, que está sendo desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde através do programa Saúde do Homem, contando também com a parceria do estado em algumas ações.
 
Durante a atividade, os funcionários tiveram a oportunidade de tirar dúvidas, e conhecer mais sobre como se prevenir do câncer de próstata e qual a importância de realizar o exame preventivo.
 
De acordo com Dr. Eliseu de Melo Neto, o mais importante dessas atividades é colocar em pauta as causas de mortalidade entre os homens e conscientizá-los sobre a importância de cuidar da saúde. Em relação ao programa Saúde do Homem, o médico disse que tem avançado muito, mas que também é necessário que aconteçam outras melhorias, a exemplo de outros programas, como o combate ao tabagismo e ao alcoolismo.
 
Kátia Rejane, Coordenadora do Programa Saúde do Homem, disse que ações semelhantes já costumam acontecer em outras empresas da cidade, e que neste mês de novembro essas atividades estão sendo intensificadas.
 
Para o gerente Regional da Cagepa, Maciel Damaceno, a empresa tem procurado sempre cuidar dos funcionários, e por isso tem se engajado em campanhas que promovam esse cuidado.
 
O senhor José Valdir da Silva, funcionário da Cagepa, destacou que a campanha Novembro Azul era o pontapé que faltava para que os homens passassem a se cuidar melhor. “A campanha veio para abrir os nossos olhos, e hoje o médico conseguiu de forma resumida e explicativa, deixar claro para todos que a prevenção ainda é o melhor caminho”, relata José Valdir.
 
 
 

O cronograma de atividades da Campanha Novembro Azul, que está sendo executada pela Secretaria Municipal de Saúde através do programa Saúde do Homem segue até o dia 30 de novembro.
CONFIRA O CRONOGRAMA:
Unidades de Saúde da Família
A campanha está sendo realizada nas Unidades Âncora de cada DGA, no turno da noite, com os seguintes serviços:
- Atendimento médico (urologista, proctologista e clínico geral), atendimento odontológico, teste rápido de HIV, consulta com nutricionista, atendimento psicossocial, avaliação postural, tipagem sanguínea, exercícios laborais e cartão do SUS.

DGA III:
Terça-feira – 19/11/2013
Local: Unidade de saúde da Família Ministro Ernani Sátyro
Horário: 18:00h às 21:00h
DGA IV:
Terça-feira – 26/11/2013
Local: Unidade de saúde da Família Aderbal Martins
Horário: 18:00h às 21:00h

STTRANS
Quinta-feira – 21/11/2013
Local: sede da STTRANS
Horário: 08:00h 

Encerramento da campanha:
Quinta-feira – 28/11/2013
- Capacitação para os profissionais da Atenção Básica ministrada pela equipe técnica de Saúde do Homem do Ministério da Saúde, com apoio da equipe de Saúde do Homem do estado e do município.
Local: a definir
Horário: 08:00h às 17:00h

Luau 40 graus da Comunidade SHALOM
Momento de louvor e agradecimento a Deus, promovido pela Comunidade SHALOM da Igreja Católica de Patos, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
Sábado – 30/11/2013
Local: Praça Getúlio Vargas
Horário: 20:00h

Coordecom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog