Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Governo garante ações emergenciais aos municípios do semiárido


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Defesa Civil Estadual, vem desenvolvendo desde junho de 2012 diversas ações de socorro e auxílio às comunidades atingidas pela seca, a exemplo do abastecimento.

No dia 27 de outubro, o governador Ricardo Coutinho publicou no Diário Oficial um novo decreto de situação de emergência para 170 municípios da região do Semi-árido paraibano afetados pela estiagem, assegurando a manutenção, durante os próximos seis meses, dos programas assistenciais. A situação de emergência desses municípios foi reconhecida nesta quarta-feira (13) pela Secretaria Nacional da Defesa Civil.
Alcançando 178 cidades do Estado, o programa de abastecimento de água por meio de carro-pipa está em execução desde julho do ano passado, garantindo água potável para a população que sofre com a estiagem. São 587 carros distribuídos pelo Estado, beneficiando aproximadamente 410 mil pessoas.
Uma das cidades beneficiadas pelo programa é Itabaiana, localizada a cerca de 80 km de João Pessoa. A zona rural da cidade é exclusivamente abastecida por carros-pipa. De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município, Antônio da Guia de Souza (Carioca), a cidade possui 67 comunidades sendo assistidas pelo programa do Governo. “Hoje temos toda nossa zona rural dependente do programa de abastecimento de água por meio de carro-pipa do Governo do Estado, são 67 comunidades, o que representa cerca de 6 mil pessoas beneficiadas”, relatou.
O sr. José Cândido, de 59 anos, morador da Comunidade Cariatá II – Itabaiana relatou a importância do programa de abastecimento do Estado para a localidade: “Essa é a única maneira que temos de conseguir água para beber, a água dos nossos poços não servem para o consumo, são salgadas e as chuvas que caíram não deram para encher nossos açudes. Só aqui na nossa comunidade são 70 pessoas bebendo dessa água, é muito gratificante”.
Nascido e criado no município de Itabaiana, o sr. Manoel Felizardo tem 75 anos e mora na comunidade do Cajueiro junto com outras 150 pessoas. Ele falou da felicidade que sente ao ver mesmo com essa seca que castiga, a esperança chegando através desses carros. “Água é vida, a nossa felicidade é essa água, senão estaríamos passando sede. Fico muito feliz em saber que temos essa água. Usamos para beber e é a salvação, de outro jeito só quando Deus quiser mandar chuva”, diz o agricultor.
O gerente executivo de Defesa Civil Estadual, coronel Cícero Hermínio destacou que um agravante da cidade é a situação dos poços existente. “Constatamos que a importância do programa de abastecimento de água por meio de carros-pipa é tamanha para o município, isso devido aos 27 poços que existem em funcionamento oferecer água imprópria para o consumo humano, com alta quantidade de sal e minérios”, afirmou.
De acordo com o secretário de Infraestrutura, Efraim Morais, o programa de abastecimento d’água terá continuidade em todo período de estiagem. “Sabemos que as chuvas que vem caindo no Estado não são suficientes para acumular água nos reservatórios, portanto estamos dando continuidade ao abastecimento por meio de carros-pipa no período de estiagem”, destacou.
Outros Programas – O Governo do Estado também desenvolve outros programas extremamente importantes para o enfrentamento a seca. A distribuição de ração animal para manutenção do rebanho do Estado é um deles e já destinou 37 mil toneladas, pretendendo fechar o ano com mais de 50 mil toneladas destinas aos criadores dos municípios que enfrentam a pior estiagem dos últimos 80 anos, alcançando aproximadamente 30 mil pessoas.
Iniciado em agosto de 2012, o programa de recuperação de poços é mais uma ação executada que merece destaque. Já foram recuperados 374 poços em 49 municípios do Estado, beneficiando cerca de 10 mil pessoas.


Secom-PB

Nenhum comentário:

Arquivo do blog