Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Nota de Repúdio


Na manifestação ocorrida em João Pessoa dentro do desfile do “Dia da Independência do Brasil” (07 de setembro), um pequeno grupo de pessoas mascaradas e encapuzadas abordou uma equipe de reportagem da TV Tambaú, ameaçando-a com xingamentos e não permitindo que fossem gravadas imagens e a fala da repórter. Um caso claro de excesso cometido por manifestantes, assim como outros que aconteceram desde as grandes mobilizações populares no mês de junho.

Para nós, do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba, fica evidente que esta não pode ser uma forma legítima de protestar, uma vez que não são os profissionais que estão na rua realizando as coberturas que definem a linha editorial das empresas para as quais trabalham, nem muito menos são seus proprietários.

Os jornalistas são trabalhadores e trazem na essência de sua profissão o dever da ética e da busca pela verdade. Quem, de fato, deturpa a informação e criminaliza a luta social são os interesses corporativos das grandes empresas, que, regra geral, estão em consonância com os governantes de plantão.

Querer atacar os jornalistas pensando que se atacam esses interesses midiáticos é um erro infantil. Entendemos que a crítica deve ser feita nos moldes da que realizamos no último dia 30 de agosto, na manifestação nacional convocada pelas centrais sindicais, onde, juntamente com centenas militantes dos movimentos sociais, o Sindicato dos Jornalistas da Paraíba denunciou os baixos salários, o excesso de horas extras, as terceirizações e a concentração dos meios de comunicação nas mãos de poucas famílias.

Aproveitamos ainda para repudiar as agressões a jornalistas vindas da Polícia, que, na grande maioria das ocorrências Brasil afora, agiu e continua agindo com grande violência contra manifestantes e a imprensa.

Desta forma, ressaltamos nossa solidariedade aos profissionais atacados e/ou cerceados e reiteramos nosso compromisso com a liberdade de expressão e manifestação popular, a liberdade de imprensa e a necessária democratização dos meios de comunicação.

SINDICATO DOS JORNALISTAS DA PARAÍBA
09 DE SETEMBRO DE 2013

Nenhum comentário:

Arquivo do blog