Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Mutirão já realizou 100 cirurgias de catarata em três dias








Está acontecendo durante esta semana no Hospital Regional de Patos Dep. Janduhy Carneiro, mais uma etapa do mutirão de cirurgias de catarata, sob coordenação da SES – Secretaria de Estado da Saúde e 6ª Gerência Regional de Saúde. Da última segunda-feira 09 até o dia ontem (quarta) já haviam sido realizados 100 procedimentos cirúrgicos.

Nesta quinta-feira 12 a equipe liderada pelo oftalmologista Daniel Stropp deve realizar mais 40 cirurgias. Esta semana o mutirão beneficia 191 pacientes de Patos, Desterro, Malta, Emas, Cacimbas e Cacimba de Areia.

A cirurgia eletiva de catarata, que faz parte do primeiro componente do programa Política de Procedimentos Cirúrgicos Eletivos, do Governo Federal, está atendendo uma demanda reprimida de 400 pessoas dos 24 municípios da regional que passaram por cadastro e triagem, com exames de risco cirúrgico. Todo o processo, do momento da busca ativa pelo município, cadastramento, exames até à cirurgia demorou um ano e dois meses. São mais de R$ 12 milhões disponibilizados pelo Governo Federal à Paraíba para as eletivas (não são de urgência), que serão estendidas a mais dois componentes, os quais incluem uma série de procedimentos, como cirurgias ortopédicas, de urologia, otorrinolaringologia, dentre outros.

“Tem sido bastante satisfatório esse processo para os pacientes, que estão recuperando a visão, voltando a ter uma vida ativa, se sentirem incluídos socialmente. Isso é importante para sua autoestima”, disse José Leudo Farias, gerente regional, que acompanha presencialmente todo o processo de eletivas em Patos.

Marcos Eugênio (6ª GRS)



Nenhum comentário:

Arquivo do blog