Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Descentralização de serviços de saúde em Patos


Objetivando descentralizar os serviços da atenção básica, a Secretaria Municipal de Saúde de Patos realizou nessa quarta-feira, 11 de setembro, um dia voltado para atendimentos e serviços de saúde aos moradores do Pólo Coureiro Calçadista, localizado no bairro Monte Castelo, em Patos.

De acordo com a secretária de Saúde, Ilana Motta, a ação foi motivada devido a grande demanda de atendimentos na Unidade de Saúde do bairro Monte Castelo, que também atende aos moradores do Pólo Coureiro Calçadista. “Percebemos que havia essa necessidade de ampliar os serviços da atenção básica aqui nesta área. Sendo assim, trouxemos esses atendimentos, mas nossa intenção é continuar realizando uma vez a cada mês. Essa medida está sendo tomada até que possamos implantar uma Unidade Básica de Saúde aqui no Pólo, coisa que já estamos viabilizando para que aconteça”, conta a secretária.

Só nessa primeira ação foram realizados 80 atendimentos médicos com clínico geral, 150 atendimentos à crianças que foram avaliadas quanto ao  desenvolvimento e crescimento, 7 exames de pré-natal, 3 exames de prevenção (citológico), aplicação de 27 vacinas, 3 atividades realizadas por profissionais dos NASF’s, com educador físico, assistente social e psicólogo, além de um farmacêutico dispensado medicamentos de alguns pacientes.

Para Davi Argemiro, morador do Pólo Coureiro Calçadista, a iniciativa da Secretaria de Saúde é de muita importância para comunidade, pois até que seja implantada a Unida Básica de Saúde, os moradores terão uma assistência adequada, sobretudo no tocante à prevenção de doenças. 

Hélio Barbosa

Nenhum comentário:

Arquivo do blog