Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Ricardo e ministro firmam parceria para instalar campus da UEP

A cidade de Areia vai receber em breve uma Unidade de Educação Profissional (UEP). A criação do campus foi acordada nessa quarta-feira (28), em Brasília, durante reunião realizada entre o governador Ricardo Coutinho e o ministro da Educação, Aluízio Mercadante.
A instalação do Campus de Areia vai ser possível graças à doação do Hotel Bruxaxá pelo governador Ricardo Coutinho. A parceria do Governo da Paraíba com o Ministério da Educação vai permitir a formação qualificada de profissionais na área de Turismo, Gastronomia e Hotelaria. O campus vai contar com a disponibilidade da infraestrutura do hotel, que fica localizado em Areia, e possui instalações favoráveis para o desenvolvimento dos cursos.
Segundo o governador Ricardo Coutinho o novo campus vai poder formar mão de obra qualificada para atender a demanda turística, que anualmente aumenta na Paraíba, e que deve dobrar com a chegada do Centro de Convenções. “Estamos repassando o hotel para que seja formado um núcleo de desenvolvimento profissional. O Centro de Convenções vai dar uma repaginada no turismo, dialogando com avanços em toda a Paraíba. Isso significa uma mudança do perfil da região, o que vai ser de fundamental importância para a economia da Paraíba”, afirmou o governador.
O ministro da Educação, Aluízio Mercadante, referendou a afirmação do governador Ricardo Coutinho, acrescentando que o Campus vai ser instalado em uma região reconhecidamente vocacionada para o turismo. “Acho a proposta fantástica. Vamos dar andamento, o hotel já existe, a estrutura está pronta. Vamos fazer cursos voltados para gastronomia e turismo. A demanda de turismo é grande e temos informação que vem crescendo na região. Vamos montar um grande polo de gastronomia e, quem sabe, um centro voltado para um dos produto típicos da região, que é a cachaça”, afirmou o ministro.
De acordo com o reitor da UEP, João Batista Oliveira, os cursos superiores de tecnologias passam a dar suporte prático ao desenvolvimento dos municípios. “Os cursos a serem ofertados em Areia deverão se concentrar no eixo tecnológico de hospitalidade e lazer. Para a instalação do campus em Areia levou-se em consideração a infraestrutura do Hotel Bruxaxá, que já está pronta e disponível para uso como hotel escola. Areia é uma cidade histórica, onde foi instalada a primeira faculdade de Agronomia do Nordeste. O benefício social para a região é grandioso”, disse o reitor.
Para o deputado estadual Tião Gomes a instalação do Campus em Areia vai proporcionar o desenvolvimento da região de forma significativa. “Essa parceria vai beneficiar toda região do Brejo paraibano e dará impulso ainda maior à atividade turística. Essa é, sem dúvidas, uma grande conquista da população de Areia e de todo o Brejo. Uma escola de hotelaria, além de formar profissionais para a área, vai estimular o turismo na região”, comemorou o deputado.
Também participaram da reunião o secretário Executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim; o reitor da UEP da Paraíba, João Batista; o deputado federal Damião Feliciano; o prefeito da cidade de Areia, Paulo Gomes; o deputado estadual Tião Gomes e o superintendente de obras da Suplan, Ricardo Barbosa.

Secom-PB

Nenhum comentário:

Arquivo do blog