Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

terça-feira, 23 de abril de 2013

Sem avanços na negociação do SINDJOR-PB com as empresas de comunicação



“Em tempos de Marcos Feliciano, eu diria que esta é uma proposta diabólica”. Assim resumiu Rafael Freire, presidente do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba (SINDJOR-PB), a contraproposta de Convenção Coletiva do Sindicato das Empresas de Comunicação. Não houve qualquer avanço na mesa de negociação realizada no último dia 22 de abril, na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE-PB). Apenas a data-base de 1ª de abril ficou assegurada. Nova negociação já ficou agendada para a próxima sexta-feira, dia 26, às 09h30, na SRTE-PB.

“A contraproposta das empresas é um verdadeiro ataque aos jornalistas, pois retira até direitos já consolidados através dos anos. Não temos condições de vir para uma mesa de negociação debater em cima desta proposta, pois as empresas novamente desconsideram a pauta de reivindicações da categoria e, desta vez, também a última Convenção assinada”, criticou Rafael.

As empresas entregaram ao SINDJOR-PB, no dia 10, sua contraproposta. Land Seixas, secretário-geral da entidade, relatou durante a mesa de negociação que a Diretoria do Sindicato se debruçou sobre o documento patronal e que detectou flagrantes alterações em relação à última Convenção e aos Acordos Coletivos vigentes com cada empresa. “É muito grave o que nós descobrimos. Diversas cláusulas foram modificadas e outras tantas foram suprimidas. As empresas querem unificar os Acordos Coletivos dentro de uma única Convenção, mas fazem isso prejudicando os trabalhadores, propondo sempre a pior cláusula dentre todas que tratavam de um mesmo assunto”, afirmou Land.

Numa atitude mesquinha, as empresa querem retirar até os exemplares gratuitos dos jornais que são enviados diariamente ao Sindicato.

Para esta campanha salarial 2013, as empresas decidiram não mais negociar individualmente com o SINDJOR-PB, e, além de uma contraproposta aviltante, defenderam um reajuste de apenas 7,22% nos salários, equivalente ao INPC-março/2013. O Sindicato dos Jornalistas da Paraíba defendeu na mesa de negociação o valor do piso nacional dos jornalistas proposto pela Fenaj (R$ 3.270).

A Diretoria do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba chama toda a categoria a se manter em alerta diante da gravidade da situação, ao mesmo tempo em que reafirma que vai lutar por todos os meios para garantir ganho real nos reajustes salariais, o aumento no piso salarial estadual e a melhoria das cláusulas da Convenção Coletiva.

Representaram o SINDJOR-PB na reunião os diretores Rafael Freire, Land Seixas, Reginaldo Marinho, Cida Mélo e Josinaldo Freitas.

Sindjor-PB

Nenhum comentário:

Arquivo do blog