Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Exame de próstata atrai grande número de pessoas em Quixaba










Cerca de 60 homens se inscreveram para o exame de toque retal nesta segunda-feira em Quixaba-PB, dentro da 2ª Semana Estadual de Prevenção ao Câncer de Próstata, numa realização da Assembléia Legislativa, Sociedade Brasileira de Urologia e Prefeitura Municipal.  O programa oferece 32 consultas em cada localidade, mas em Quixaba todos os inscritos foram atendidos, com a Prefeitura pagando os serviços excedentes do médico.

O que mais motivou a procura pelo exame de próstata foi a palestra ocorrida na última sexta-feira com o médico Miguel Arcanjo, que explanou sobre a importância do homem dos 40 anos acima fazer o exame de próstata, cujas estatísticas apontam que surgiram ano passado cerca de 60 mil novos casos no Brasil. Ele falou dos sintomas da doença, dos cuidados que cada um deve ter para ter pra preveni-la.

Os exames aconteceram em Quixaba na tarde desta segunda-feira 22 pelo médico urologista José Eliseu de Melo, que antes de atender a clientela, proferiu também uma palestra de mais de meia hora, usando uma linguagem popular, o que agradou a todos, especialmente àqueles que passaram pela primeira vez por este procedimento clínico e sentiram-se mais tranquilos da forma com as informações a eles chegaram.

O secretário de Saúde de Quixaba, José Francisco Segundo, disse que a intenção da Prefeitura é dar continuidade a esse trabalho em prol da saúde do homem, não apenas fazendo a prevenção ao câncer de próstata, mas também bucal, DST/Aids, dentre outras. “Antes só se trabalhava a saúde da mulher. Historicamente há um déficit na atenção à saúde do homem que tentamos corrigi-la. Vamos levantar a demanda e trazer o urologista a Quixaba. A procura pelo exame surpreendeu a todos e temos que incentivar todos que estão na faixa para fazer o toque, essencial para identificar precocemente o câncer”, enfatiza Segundo.

Além dos exames de próstata (toque e PSA), os homens de Quixaba fizeram teste de glicemia e aferição de pressão arterial. José Antônio dos Santos, 68 anos, residente na comunidade rural Serra Preta, fez o exame de próstata pela primeira vez. “Vim à palestra e percebi o quanto é importante a prevenção do câncer de próstata”. Outro que estava feliz de poder usufruir desse serviço foi Cosme Soares Guedes, 51 anos, do Sítio Aroeiras. Elogiou a iniciativa desse trabalho preventivo e disse que sempre foi acomodado, mas que depois da palestra sua mente abriu para a necessidade dele se cuidar, e não poderia perder a oportunidade.

Na Paraíba há apenas 40 urologistas, segundo o a Sociedade Brasileira de Urologista, secção Paraíba, grande parte distribuída nos grandes centros como Campina e João Pessoa, o que compromete o acesso das pessoas residentes em pequenos municípios a esses serviços. Há poucas ações que levem informação para a população dos pequenos lugarejos, especialmente para quem reside no campo.

“A palestra sobre próstata teve grande impacto para essas pessoas humildes. As barreiras do tabu, do preconceito estão sendo quebradas. Uma prova foi esse elevado número de homens, com idades variando de 40 a 70 anos, que atenderam nosso chamado. A primeira inscrição foi do senhor Antônio Preto, que completou 100 anos no último dia 19, sendo inclusive homenageado durante a palestra sobre próstata”, disse o secretário de saúde de Quixaba.

Prevenção

Já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis. Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

A idade é um fator de risco importante para o câncer de próstata, uma vez que tanto a incidência como a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos.

Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos pode aumentar o risco de se ter a doença de 3 a 10 vezes comparado à população em geral, podendo refletir tanto fatores genéticos (hereditários) quanto hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias. 

Sintomas

Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Tratamento

Para doença localizada, cirurgia, radioterapia e até mesmo observação vigilante (em algumas situações especiais) podem ser oferecidos. Para doença localmente avançada, radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal têm sido utilizados. Para doença metastática (quando o tumor original já se espalhou para outras partes do corpo), o tratamento de eleição é a terapia hormonal.

A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após discutir os riscos e benefícios do tratamento com o seu médico.

Fonte:Inca


Marcos Eugênio

Nenhum comentário:

Arquivo do blog