Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Clínica Escola das FIP oferece serviços à população



Quem passou hoje (25) pela Praça Alcides Carneiro, em frente à Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Belo Horizonte, pôde usufruir dos serviços de saúde oferecidos pelo projeto Clínica Escola em Ação. O evento, promovido pelos cursos de Enfermagem e Fisioterapia das FIP, contou com a parceria da Pastoral da Saúde Regional Nordeste II, Paróquia de Nossa Senhora de Fátima e da Secretaria Municipal de Saúde.

A ação caracteriza-se como uma prestação de serviços, onde a Faculdade disponibiliza os atendimentos que, a princípio, são desenvolvidos dentro da Instituição. “É extremamente satisfatório para nós que gostamos de fazer saúde, poder trazer pra perto das pessoas ações como estas. A iniciativa também é valiosa para os nossos alunos que aprendem a fazer saúde de forma educativa, em contato com a comunidade”, ressaltou Rosa Marta Ventura, coordenadora da Clínica Escola de Enfermagem.

As Faculdades Integradas de Patos levou ao público atendimentos de aferição de pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória, orientação de planejamento familiar, massagem, limpeza de pele e hidratação facial e orientação para gestantes. Foram disponibilizadas também informações sobre câncer de mama e de pele, com instruções sobre o uso do protetor solar, além de teste glicêmico e agendamento de exames citológicos e eletrocardiograma.

Atendimentos voltados à atenção básica, como Saúde do Homem, da Mulher, da Criança e do Idoso foram disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com a coordenadora municipal de atenção básica, Sandra de Lurdes, “a parceria entre as FIP e a Prefeitura é importante para que a população passe a conhecer o envolvimento, tanto da escola formadora, quanto as ações do município nos cuidados com a saúde pública”. 

“Esse trabalho vem em benefício da todos e caminha junto com o que nós desenvolvemos na Igreja, sempre procurando levar informação e prestação de serviço à comunidade”, reconheceu Manoel Lima, membro da Pastoral da Saúde Regional Nordeste II. Para a coordenadora da Clínica Escola de Fisioterapia, Viviane Guedes, “o evento cumpriu o seu papel de mostrar o que é desenvolvido dentro da faculdade e de estender estes atendimentos à população”. 


Ascom

Nenhum comentário:

Arquivo do blog