Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 8 de março de 2013

Hemocentro da Paraíba lança campanha de doação de sangue alusiva à mulher


Muitos jovens estão doando sangue. Foto:Marcos Eugênio


O Hemocentro da Paraíba lançou, nesta sexta-feira (8), uma campanha de doação de sangue alusiva à mulher. Com o tema: “Você, Mulher, Seja Também Doadora de Sangue”, a campanha vai se estender durante todo o mês de março.

De acordo com a diretora geral do Hemocentro, Sandra Sobreira, do universo de doadores de sangue da Hemorrede da Paraíba (mais de 200 mil), somente 23% são mulheres. Esse percentual está abaixo da meta proposta pelo Ministério da Saúde a todos os Hemocentros, que é de 30%.

“Nesse mês de março, aproveitando que a mulher é a grande homenageada pelo seu dia, estamos lançando essa campanha de doação feminina estimulando as mulheres  a doar sangue e quebrar tabus e preconceitos”, disse Sandra Sobreira.

A Chefe do Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro, Divane Cabral, disse que a falta de informação compromete a doação feminina. “A mulher, assim como o homem, podem doar e apenas a gestação e o primeiro ano da amamentação impedem a doação em mulheres. O intervalo para cada doação é de dois meses para o homem e três meses para a mulher”, explicou Divane Cabral, adiantando que as ações serão intensificadas para este público, sensibilizando e incentivando as mulheres  para serem doadoras

Coletas externas – Outra ação que estará sendo realizada durante todo esse mês são as coletas externas. Nesta sexta-feira (8), o serviço está acontecendo no município do Conde; neste sábado (9), no conjunto Funcionários III;  dia  13, Central da Construção; dia 15,  Grupamento  de Engenharia; dia 20, Empresa Compel; dia 23, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em Bayeux; dia 27, Lagoa do Parque Sólon de Lucena.  Este mês essas coletas já foram realizadas no 15º Batalhão de Infantaria Motorizado, no Hospital de Trauma Senador Humberto Lucena no município de Cruz do Espírito Santo.

Condições para ser doador de sangue
Ter idade entre 16 e 67 anos, 11meses e 29 dias (se for menor de 18 anos é necessário autorização do responsável legal)
- Pesar acima de 50 quilos.
- Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas
- Estar alimentado, dando intervalo de 2 horas após o almoço.
- Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação.
- Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade.
- Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia.
- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas.
- Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.
- Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação.
- Respeitar o intervalo entre as doações que devem ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.

As pessoas interessadas em doar sangue e precisarem tirar qualquer dúvida  como também marcar uma coleta externa podem ligar para o telefone  (083)3218-7698.


Paulo Cosme

Nenhum comentário:

Arquivo do blog