Compromisso com a verdade dos fatos

Bem-vindo ao blog Garimpando Palavras

sexta-feira, 8 de março de 2013

Encontro discute pactuação em vigilância sanitárias




Aconteceu ontem, quinta-feira 07, na sede da 6ª Gerência Regional de Saúde em Patos, um encontro envolvendo coordenadores de vigilâncias sanitárias das regiões de Patos, Piancó e Princesa Isabel, respectivamente 6ª, 7ª e 11ª regiões. Na pauta o processo de pactuação das vigilâncias da Macro com a Agevisa – Agência Estadual de Vigilância Sanitária, para assinatura do termo de compromisso por todos para o desenvolvimento de ações que melhorem a qualidade de vida da população.

Todos os municípios recebem R$ 7.200 para investimentos na infraestrutura de sua Vigilância Sanitária, porém muitos não usam os recursos federais para tal finalidade. Outros sequer possuem a lei de implantação da Visa, na Paraíba dez estão nessa situação, segundo Laerge Siqueira, diretor de Articulação de Interiorização da Secretaria de Estado da Saúde, que falou aos coordenadores de vigilância sobre o processo de pactuação e responsabilidades.

Um vídeo foi apresentado tratando da regulamentação da lei orgânica da saúde (Lei 8080), pelo decreto 7508; do contrato organizativo de ações; consolidação do SUS; melhores serviços possibilitados pela pactuação; necessidade de maior participação da sociedade nesse processo; planejamento integrado entre União, Estados e Municípios, dentre outros assuntos.

Laerge explica que o principal problema dos municípios da Macro Patos diz respeito à falta de estrutura para funcionar a Vigilância Sanitária, o que dificulta as ações que precisem ser realizadas. Por se tratar de recursos públicos, gestores municipais podem incorrer em crime de responsabilidade fiscal por não aplicar o dinheiro naquilo que é proposto. “A Agevisa vem orientando os coordenadores, os secretários de saúde nesses encontros, nos da CIR (Comissão Intergestores Municipais) sobre a importância de fazer funcionar sua Vigilância Sanitária. Para alguns a Visa não tem valor, mas ela é de suma importância para o controle e prevenção de doenças”, acrescentou Laerges. 

Nenhum comentário:

Arquivo do blog